vistiaLABENGCIVIL JOACABA

632 palavras 3 páginas
VISITA TÉCNICA – LABORATÓRIO ENGENHARIA CIVIL UNOESC JOAÇABA/SC

OBJETO: Visita técnica realizada pelos acadêmicos do curso de engenharia civil da UNOESC, Campus de Xanxerê, ao laboratório de Engenharia Civil na UNOESC Joaçaba/SC, na data de 07 de abril de 2015

Laboratório de Engenharia Civil na Unoesc Joaçaba é composto por:
- Laboratório de Concreto;
- Laboratório de materiais e solos;
- Laboratório de Asfalto; e
- Salas de aula.
Como foi o objetivo da visita, focaremos no laboratório de Concreto, porém todas as instalações foram conhecidas, e ainda foi dado uma atenção especial ao laboratório de asfalto.
O Laboratório de Concreto, assim como os outros citados acima, atende a comunidade com ensaios técnicos a preços inferiores ao praticado de mercado.
A parte da armazenagem, os corpos de provas são colocados num tanque com agitação constante, temperatura controlada (+26,2ºC), e Ph controlado.

Foto 1 – Armazenagem dos corpos de prova. A direita na imagem aparece o tanque para estocagem, e a esquerda máquina retificadora e bancada para capeamento do material com enxofre.

Antes dos corpos de provas serem submetidos aos ensaios mecânicos, são passados ou por uma máquina para retificar (método chamado de retificação), ou passam pelo capeamento com mistura de enxofre derretido.
O método de capeamento com mistura de enxofre mostra-se muito prático, barato, rápido e confiável, porém ofereça diversos riscos à saúde. A retificação é um método fácil,moderno e sem maiores danos à saúde, realizado através de vários tipos de máquinas retificadoras. Entretanto, percebe-se que a retífica, as vezes, não é capaz de corrigir alguns defeitos nos topos dos corpos-de-prova de concreto.
Estes procedimentos são necessários para a realização de ensaios mecânicos. Pois se os topos estão apresentando pequenos rompimentos nas bordas, a máquina acusa rompimento e não realiza o teste mecânico.
Na parte do ensaio mecânico a UNOESC Joaçaba possui maquinário completo para ensaios

Relacionados