Visitia Tecnica Mooca

430 palavras 2 páginas
FIAM FAAM

Relatório de
Visita técnica

Projeto de Urbanismo e Paisagismo: Áreas centrais
Visita Técnica no bairro da Mooca

O ponto de partida da nossa visita foi a estação Mooca da CPTM, dali descemos para a Av. Presidente Wilson. Na saída da estação notamos um contraste entre uma arquitetura antiga da fabrica da antártica e e uma arquitetura mais moderna que veio com o tempo.

Já nessa avenida pudemos notar a baixo trafego de pedestres nas calçadas pelo fato de que os quarteirões do entorno são de uso industrial, focando mais na circulação de veículos. Caminhamos pela avenida até entrar na rua Serra de Paracaína. Notamos que mesmo sendo uma área de setor industrial, as ruas tem um aspecto relativamente agradável devido ao baixo fluxo, a largura das calçadas e um nível médio de arvores.

Ao final da rua Serra de Paracaína, chegamos na Avenida do Estado onde o fluxo de veículos é altíssimo, na travessia da avenida pela estação de ônibus Ana Neri, podemos notar alguns prédios residenciais que ficavam à beira da avenida, era notável que o barulho que a avenida fazia era completamente ruim para os moradores.

No outro lado da avenida o cenário é um tanto diferente, os lotes ali são de uso misto (comercial e residencial), é possível notar casas à venda e para alugar, talvez por questão do movimento e do barulho mesmo que é notável que não é agradável para se morar, caminhamos pela rua Dona Ana Neri e em seguida pela rua dos Pescadores predominando os lotes residenciais.

Ao final da rua dos Pescadores, começamos a caminhar pela rua Barão de Jaguará e começamos a notar o predomínio dos comércios locais, na rua Silveira da Mota encontramos padarias, pequenos mercados e serviços locais como oficinas e casas de animais de estimação. Ali o alto fluxo de veículos já exigia faixas de pedestres bem destacadas e semáforos para carros. Um pouco mais a frente algumas quadras dedicadas exclusivamente para lotes residenciais, em

Relacionados