Visita à exposição Notas do Observatório / Wilton Montenegro

411 palavras 2 páginas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA
E DA CIDADE III

Visita à exposição Notas do Observatório / Wilton Montenegro: Arte Contemporânea Brasileira
OI FUTURO BH.

Aluna: Letícia Maria Oliveira de Paula
Prof.: Luiz Mauro do Carmo Passos

Belo Horizonte – MARÇO / 2014
Exposição Notas do Observatório: Wilton Montenegro
A mostra “Notas do Observatório”, apresenta 232 imagens impressas, as quais 58 são inéditas e quase 300 fotografias projetadas de Wilton Montenegro, que catalogou ao longo de trinta anos, o melhor da a arte contemporânea brasileira.
Montenegro, recriou as obras de mais de cem artistas, como Cildo Meireles, Waltércio Caldas, Claudio Paiva, Ascânio MMM, Antônio Dias, José Damasceno, Iole de Freitas, Carlos Vergara, Xico Chaves, Afonso Tostes, Brígida Baltar, Eduardo Sued, Franz Weissmann, entre outros.

A mostra cobre mais de 50 anos de história da arte no Brasil, que dará um panorama da produção dos artistas brasileiros contemporâneos, com ênfase em performances e no tridimensional.

O deslocamento de performances e objetos tridimensionais, como esculturas e instalações, para a linguagem bidimensional da fotografia, causando uma busca de adequação similar ás traduções de poesia: em alguns casos, transcrição, em outros, para usar um termo cunhado por Haroldo de Campos, “transcriação”. O processo só foi realizado devido uma certa cumplicidade com os artistas, por causa da necessidade de perpetuar o efêmero de algumas obras e sua inscrição em lugares específicos.

Nas imagens ampliadas e projetadas da exposição, há registros feitos para produtos como catálogos e livros, além de flagrantes dos artistas e de seus ateliês, como o ambiente de trabalho do escultor Franz Weissmann. Como destaque podemos mencionar a sessão realizada no ateliê do escultor Sérgio Camargo, realizada logo após sua morte, numa tentativa de mostrar como era o espaço exatamente como o artista o deixou, antes que alguém o

Relacionados

  • SINOPSES BIBLIOTECA2
    31723 palavras | 127 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas
  • E O Radio
    217392 palavras | 870 páginas