Visita a uma unidade básica de saúde: o dia-a-dia de um enfermeiro da esf

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 4
2. A PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA...5
3. CONCLUSÃO................................................................................................ 9
4.REFERÊNCIA................................................................................................ 10

INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por intuito apresentar a rotina de trabalho de um profissional de saúde “Enfermeiro” em uma Unidade Básica de Saúde, o qual faz parte da equipe Estratégia Saúde da Família, juntamente com o Clínico-geral, Cirugião-dentista, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde.
Com fundamentação teórica naPortaria Nº2. 488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para Estratégia Saúde da Família (ESF) e o programa de agentes comunitários de saúde(LOS-Lei nº 8.080/90). Contem as diretrizes que a união, os estados e municípios devem seguir ao elaborar as próprias normas, buscandogarantir o direito a saúde dos cidadãos.
Na Estratégia Saúde da Família (ESF), o enfermeiro desenvolve atividades em conjunto com uma equipe multiprofissional, onde cada profissional é responsável por suas atribuições e responsabilidades, todos atuantes nas suas áreas, atividades desenvolvidas tanto na unidade de saúde quanto na comunidade, apoiando e supervisionando o trabalho de sua equipe eassistindo às pessoas que necessitam de atenção específica de enfermagem.
É imprescindível ao enfermeiro conhecer o trabalho da assistência em saúde, onde cabe a ele a gerência da unidade e a organização dessa assistência. A enfermagem gerencia os recursos materiais, desempenhando a previsão, provisão, organização e controle dos materiais.

A PRÁTICA DE ENFERMAGEM NA ESTRÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIAA Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma estratégia implantada pelo Ministério da Saúde para a reorganização da prática assistencial a saúde, aproximando os serviços de saúde da população.
Ao enfermeiro da ESF cabem atividades de supervisão, treinamento e controle da equipe e atividades consideradas gerenciais. O enfermeiro deve ser o gerador de conhecimento, através do desenvolvimento decompetências, introduzindo inovações à equipe, definindo responsabilidades.
O enfermeiro deve ter conhecimento aos princípios da ESF, que é regido por princípios que rodeiam a prática de profissionais que nela atuam, sendo estas a integralidade, equidade e universidade.
Desta forma, conhecendo os princípios da ESF permite prestar um atendimento de qualidade, integral e humano em todo o sistema desaúde, de forma a satisfazer as necessidades de todos os cidadãos.
Para o planejamento de serviços e administração de uma Unidade de Saúde da Família, é muito importante conhecer a clientela assistida e a demanda de serviços, que permitam adequações na capacidade de atendimento e adoção de medidas com vistas à satisfação das necessidades do cliente.
A organização do trabalho em saúde visa à proteçãoda saúde e ao controle do processo saúde-doença na coletividade. O enfermeiro atua na vigilância epidemiológica, nas ações educativas com grupos da comunidade e na supervisão das visitas domiciliares e das atividades educativas.
Também é necessário ao enfermeiro conhecer a programação da unidade em que está inserido, sendo que a programação local compreende as ações destinadas a determinar comcerta racionalidade, o tipo, número e destino dos serviços de promoção, recuperação, reabilitação e de atenção direta aos indivíduos, famílias, grupos sociais e de diversas regiões (urbano ou rural).
Na visita realizada a Unidade Básica de Saúde do bairro Alto da Ressurreição as ações e serviços de saúde iniciaram-se em um ônibus móvel para atender a população daquela comunidade, que viviam sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Papel do Enfermeiro na Unidade Básica de Saúde
  • A educação basica no dia a dia
  • RELATÓRIO DE VISITA À UNIDADE DE SAÚDE BÁSICA PÚBLICA E PRIVADA
  • Teoria de King no dia a dia do enfermeiro
  • Relatório de visitas em unidades básicas de saúde de teresina
  • ATUAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: PERCEPÇÃO DO ENFERMEIRO
  • Saúde em dia
  • PRÁTICAS NA SAÚDE: AÇÕES DOS ENFERMEIROS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E HOSPITAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!