Visita a Fazendo Itaqui, Bioclimatologia de cavalo árabe e quarto de milha

3504 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA – 4º SEMESTRE (2013.02)
DISCIPLINA: BIOCLIMATOLOGIA E BEM-ESTAR EM ANIMAIS DE PRODUÇÃO

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
EFETUADA NA FAZENDA ITAQUI

BELÉM - PA
JANEIRO/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DE SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL
CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA – 4º SEMESTRE (2013.02)
DISCIPLINA: BIOCLIMATOLOGIA E BEM-ESTAR EM ANIMAIS DE PRODUÇÃO

BELÉM – PA
JANEIRO/2014
Os interesses políticos e sociais em bem-estar animal vêm crescendo substancialmente nos últimos anos (Bayvel & Cross, 2010; Ingenbleek & Immink, 2010), fato que justifica a escolha da área de realização do estágio, possibilitando trabalhos futuros após a conclusão da graduação.
O Bem-estar pode ser definido como o estado de um individuo do ponto de vista de suas tentativas de adaptação ao ambiente. Trata-se de um estado mensurável e qualquer avaliação deve ser independente de considerações éticas (Broom, 1986), ou seja, só após a avaliação do grau de bem-estar de um animal, a decisão sobre a aceitação ou não de determinada situação pode ser tomada. O critério para o uso do termo bem-estar animal deve ser feito a partir de características individuais do animal, e não a algo que é proporcionado a ele (Broom & Molento, 2004). Dessa forma, os conceitos de bem-estar animal devem ser baseados em três esferas, a física, a mental e a comportamental (Webster, 2005).
Tendo e vista tais coisas, visitou-se a fazenda Itaqui, de propriedade do sr. Luiz Guilherme de Castro, Médico Veterinário e pecuarista do Estado do Pará. O qual trabalha com criação de bovinos, bubalinos, equinos, caninos, ovinos e caprinos.
O objetivo da pesquisa é ver o efeito do clima sobre a produtividade dos animais em estudo. Verificar a existência algum problema de conforto térmico na criação dos animais. Os equinos são

Relacionados