Visita a Estac a o Pinacoteca

265 palavras 2 páginas
Isadora Siqueira Moreira

Vera Sanovicz

Linguagem Visual em Moda

22 de abril de 2015

VISITA À ESTAÇÃO PINACOTECA
O modernismo desenvolveu-se no início do século passado e transitou da arquitetura à literatura, da pintura à filosofia. A idéia fundamental da corrente era criar algo novo, esquecer velhos conceitos e visões ultrapassadas, ir em busca de liberdade, de algo…moderno. Após percorrer o acervo de obras da
Estação Pinacoteca. Duas obras me chamaram atenção e farei uma breve ligação entre a obra artística vista no museu com a moda brasileira.
A integração arte e moda, essa colaboração entre áreas que existe hoje, permite uma expansão de experiências e dos seus conceitos, uma vez que tanto a arte quanto a moda tornaram-se peças importantes para gerar novas formas de percepção e relação com o mundo.

1

Título da Obra: Bicho: caranguejo duplo
Estação Pinacoteca
Data de Aquisição: 1977
Técnicas e Dimensões: alumínio, 53 X 59 X 53

Estética neoconcretista

Raquel Davidowicz levou, com sua coleção Verão 2013/14 para a UMA, a obra de Lygia Clark para as passarelas do SPFW. No cenário, parte da instalação “A casa é o corpo”, enquanto réplicas de esculturas da série “Bichos” adornavam as cabeças das modelos.

ANTROPOFAGIA, 1929 -

óleo/tela 126 X 142cm

Estação Pinacoteca

artista: Tarsila do Amaral

A Marca Tani Jewels criou joias confeccionadas em ouro amarelo e branco com gemas coloridas, inspiradas em elementos dos quadros da artista.

Bibliografia:

http://www.lygiaclark.org.br/noticia_detpt.asp?Idnoticia=334

http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?mn=545&c=acervo&letra=L&cd=2425

http://blogdatani.com/tag/joias-tarsila-do-amaral/

2

Relacionados

  • Manualdeedficacoes
    162831 palavras | 652 páginas