Visita Técnica ao Colégio Estadual Profª Glorita Portugal

1359 palavras 6 páginas
Elízia Maria de Azevedo Oliveira

Atividade Estruturada:
Visita Técnica ao Colégio Estadual Profª Glorita Portugal

Aracaju, Novembro de 2014
O ingresso na escola é um grande momento para as famílias. Além do início do aprendizado, representa o convívio da criança em outro ambiente, com pessoas diferentes do seu cotidiano. No entanto, quando a criança possui algum tipo de deficiência, as famílias buscam – e nem sempre encontram – instituições capacitadas para fazer o ensino e a inclusão deste aluno.
No Ensino Fundamental, até o 9º ano, a responsabilidade de ensino é da rede municipal. A partir disso, cabe à rede estadual. A inclusão é uma temática importantíssima para o meio social, para o professor e toda a comunidade escolar. Não podemos falar em educação de qualidade sem antes investirmos para uma inclusão de qualidade. Incluir significa aprender a viver com as diferenças.
“O que pretendemos primeiramente é uniformizar o atendimento nas escolas. Para que esses alunos não sejam afastados do ambiente da escola pela deficiência que carrega em si. A escola tem o dever de desenvolver as potencialidades de todas as pessoas. Se a escola não insere esse aluno, essa pessoa com deficiência no seu meio, como serão desenvolvidas as potencialidades dessas pessoas?” (presidente do CEE Eliana Borges de Azevedo)
A política de Educação Inclusiva do Governo do Estado segue as premissas do Governo Federal. Conforme Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de alunos incluídos na educação infantil, ensinos fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentou 15,3%, de 2010 a 2011. Comparativamente, as escolas especiais registraram diminuição de 11,2% no número de alunos. A maioria desses estudantes encontra-se em escolas públicas: quase 80% do total de matrículas da educação especial estavam nestes colégios em 2011, segundo informações do Inep 2011. Os quase 20% restantes estão em

Relacionados

  • Programação ambiental
    1917 palavras | 8 páginas