Visita técnica

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
Visitas Técnicas Valor para Atividades Complementares: até 4H
POLO/SEI:LAJEADO - RS
Nome do aluno: ANA LÚCIA CARDOSO N° Acadêmico:70714210
Tutor(a): CIANE ZANELLA MEZZOMO Carga Horária: 3:00 HORAS
Turma:84814 Data da Visita: 30/03/2012
Local visitado: ASSOCIAÇÃO CASA DE PASSAGEM DO VALE
Disciplina(s) envolvida(s): PRÁTICAS INTERVENTIVAS SUPERVISIONADAS
Objetivo(s) Conhecer o trabalho doAssistente Social diante da Instituição que atende uma das demandas de maior complexidade na sociedade que é a Violência de Gênero ou Doméstica, contra a mulher.
Antes de elaborar seu relatório preencha objetivamente os campos abaixo:

Nome da Instituição visitada:
ASSOCIAÇÃO CASA DE PASSAGEM DO VALE
Descreva de forma breve que atendimento ela presta à comunidade:
Atendimento Psicológico,Jurídico e Social à mulheres e seus filhos menores, vítimas de violência doméstica ou de gênero, com profissionais técnicos e equipe multidisciplinar. A Instituição atua desde dezembro de 1998 e recebe demandas de municípios do Vale do Taquari.
Demandas atendidas na Instituição:
A Associação Casa de Passagem do Vale atende mulheres e seus filhos menores, vítimas de violência doméstica ou de gênero,que se encontram em situação de vulnerabilidade e, desprotegidos sócio-economicamente, sem condições de permanecer em suas residências devido a presença do agressor. Estas vítimas, depois de registrarem Boletim de Ocorrência junto à Delegacia da Mulher são encaminhadas para o abrigo, onde permanecem até que sua situação seja estabilizada ou minimizada.
Políticas sociais que estão relacionadas aoatendimento da instituição (justificar a relação):
Garantia dos direitos de proteção, defesa da integridade física, moral, psicológica e social. Com a inserção no programa de proteção, a mulher passa a ser assistida e encontra condições de recuperação das agressões sofridas, assim como todo o apoio necessário para que possa retomar e ou reconstruir sua vida a partir do rompimento da situação derisco em que se encontrava.
Objetivo do Serviço Social na instituição:
A profissional do Serviço Social tem, como objetivos, neste objeto de trabalho, o resgate da auto-estima, a reestruturação familiar, o fortalecimento da mulher para o enfrentamento de seu cotidiano, buscando, através de encaminhamentos, conduzir a usuária a uma nova e produtiva realidade, rompendo com os antigos conceitos desubmissão e degradação física, psíquica e moral a que era submetida dentro de seu lar.
Demandas atendidas pelo Serviço Social:
A Assistente Social da Casa de Passagem atua diretamente no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, sempre que a entidade é acionada ou requisitada pelos demais setores da rede de proteção dos municípios que conveniados.
Objeto do ServiçoSocial na instituição:
Nesta Instituição o objeto de atuação do Serviço Social é a Violência de Gênero e ou Doméstica, contra mulheres, (agressão física, psicológica, estupro, abuso, e todo o tipo de violência moral sofrida pelas vítimas.)
Principais instrumentos utilizados pelo(a) Assistente Social:
Diante desta demanda, os instrumentos utilizados pela Assistente Social são: o Acolhimento –Momento em que a vítima é levada para a Casa de Passagem, ela é recebida pela profissional do Serviço Social que, procura instalá-la e aos seus filhos, buscando tornar a ocasião o menos traumática possível.
Entrevista - Depois de acolhida e instalada a vítima passa por uma entrevista, onde a profissional coleta dados como nome, endereço, tipo de agressão sofrida, se houve reincidência.Encaminhamento para rede de proteção – Este instrumento é utilizado para que, durante a permanência da vítima no abrigo, a rede de proteção do município de origem posa agir, de forma articulada, em busca da identificação e tratamento do agressor, procurar por parentes da vítima, encaminhamentos necessários ao Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacia da Mulher e, se necessário, com hospitais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visita técnica
  • Visita tecnica
  • Visitas tecnicas
  • Visita tecnica
  • Visita técnica
  • Visita tecnica
  • Visita técnica
  • Visita tecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!