Visita técnica ete alegria

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Relatório
Tema: Visita Técnica à

ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)

ALEGRIA



Palestrante: João Vieira

Introdução a Engenharia de Recursos Hídricos
Aluno: Pollyanna Abreu Mendoza
Profª: Chou Sin Hwa

Introdução

O Programa de despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) tem a proposta de causar melhorias na qualidade sanitária e ambiental da Região Metropolitana do Riode Janeiro por meio da despoluição da Baía de Guanabara e áreas de seu entorno. Dentre os conjuntos de ações de Engenharia e Administração, Custos Diretos de Execução de Serviços e Custos Concorrentes, coube a CEDAE a responsabilidade pela execução das obras dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, financiadas pelo próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro e empréstimosinternacionais.

A Estação Alegria

A Estação de Tratamento de Esgoto Alegria é a maior estação de esgoto do Rio de Janeiro e a segunda maior do Brasil. Atualmente, sua capacidade de recebimento e tratamento de esgoto é de 2.500 litros por segundo, beneficiando cerca de 1,5 milhões de habitantes. O esgoto é coletado por 17 km de troncos que coletam parte do esgoto do Centro do Rio e osbairros de São Cristóvão, Benfica, Caju, Mangueira, Maracanã, Tijuca, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí, Rio Comprido, Estácio, Cidade Nova, Santo Cristo, Saúde e Gamboa, antes jogado diretamente na Baía de Guanabara.
Algumas estruturas da Estação estão em obras de ampliação, a previsão de conclusão da obra é de, no máximo, até o ano de 2014, quando se iniciam os grandes eventos esportivos no Rio deJaneiro. Após a obra, a ETE Alegria terá capacidade de tratar 5.000 litros de esgoto por segundo (cerca de 432 milhões L/dia), beneficiando 3 milhões de pessoas, o dobro do que ocorre atualmente. Na Estação, também estão localizados o Centro de Visitação Ambiental, a Central de Controle Operacional (onde sensores monitorados por software auxiliam no controle das atividades), a Administração e oLaboratório.

A licença

A ETE Alegria é uma unidade licenciada pela CEDAE, que possui uma gestão ambiental, onde são feitos os estudos do EIA/RIMA, projetos, auditorias, educação e licenciamento ambientais.

O Funcionamento

Após a coleta do esgoto (que é composto por 99,8% de água, 0,004% de minerais e 0,196% de matéria orgânica), se iniciam as etapas de seu tratamento. A primeiraetapa, denominada tratamento preliminar, consiste em processos físicos para que haja a eliminação de sólidos grosseiros. O primeiro processo é o gradeamento grosseiro, onde grades com espaçamento de 10 cm impedem a passagem de garrafas, pedaços de madeira e outros objetos mais grossos. Neste processo o esgoto se encontra em um nível abaixo do nível do solo e após, um motor bombeia (sem riscos depifar, pois o lixo grosso já foi eliminado) o esgoto para uma elevatória. O segundo processo é um gradeamento mais fino, onde as grades tem o espaçamento de 1,3cm entre si, fazendo com que reste apenas areia, resíduos finos e matéria orgânica na mistura, que atravessa uma calha Parshall, registrando a quantidade de material existente.(Gradeamento fino) (Decantador primário)

Essa mistura vai para o terceiro processo, a remoção de areia, realizada por desaneradores. Os desaneradores são tanques onde ocorre a sedimentação das partículas mais densas que a água e a matéria orgânica,que tem sedimentação mais lenta, permanece em suspensão. A seguir, o esgoto é levado ao decantador primário, onde permanece por duas horas para e remoção de lodo (que está no fundo) e espuma (que e é levada por barras que se locomovem lentamente na superfície, onde a espuma está flutuando). Ao final do tratamento primário, o esgoto bruto tem como produto: lodo, escuma e efluente primário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Visita técnica ETE arrudas
  • Relatório de visita técnica à ete abc
  • Visita ete e eta
  • visita técnica
  • Visita técnica
  • Visita tecnica
  • Visitas tecnicas
  • Visita tecnica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!