Visita técnica à empresa

Páginas: 19 (4685 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2013









































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO

Através do presente trabalho, abordarei um pouco da história das Casas Bahia, como surgiu o império construído por SamuelKlein, fundador das Casas Bahia.
Buscarei discutir a ressente troca de poder no maior grupo de varejo do Brasil. No ano de 2012 a viavarejo, empresa nascida da fusão das Casas Bahia e Ponto Frio, passou por uma disputa de poder onde os Klein, antiga dona majoritária da rede de lojas, buscou o controle da empresa. Mas no fim do ano, o grupo Pão de Açúcar tomou definitivamente o controle da empresa.Relacionarei o estilo de gestão empregado pela família Klein, com o atual do Grupo Pão de Açúcar, relatar as principais mudanças ocorridas nesta transição de gestão.
Analisarei a estrutura de mercado apresentada pelas empresas envolvidas, sua cultura, missão e valores defendidos por cada uma delas e o que mudou com a fusão.2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO

2.1.1 HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA


O começo das Casas Bahia – Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul vendendo cobertoresroupas de cama e banho. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos quehaviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. No endereço de número 567, da Avenida Conde Francisco Matarazzo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico, adquirir novas mercadorias. Era o início de um impérioque foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje.
1952 – Chegada do Sr. Samuel ao Brasil.
1957 – Abertura da 1ª loja em São Caetano do Sul, a “Casa Bahia”
1960 – Inauguração da segunda loja em São Caetano, passando a chamar-se “Casas Bahia”.
1964 – Início da venda de eletrodomésticos.
1970 – Aquisição da financeira Intervest e da rede delojas Piratininga (no ABC paulista). Já com sete filiais, cria o mascote Bahianinho e o slogan “Dedicação Total a Você”.
1971 – Inauguração da primeira loja em São Paulo, no bairro de Pinheiros.
1972 – Expansão das Casas Bahia para o litoral (adquire Lojas da Cidade e Discopa) e para São Paulo (Santo Amaro e Centro).
1978 – Aquisição da fábrica de móveis Bartira e da Fábrica de Móveis BelaVista
1986 – Pelé torna-se garoto-propaganda da rede.
1989 – A rede alcança o número de 100 filiais.
1993 – Início da expansão para Minas Gerais.
1995 – Chegada ao Rio de Janeiro (compra da rede Garson); expansão para os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
2000 – Contabilização de 300 lojas em 7 Estados, expandindo-se para Goiás e Distrito Federal.
2002 – Início da aceitaçãocartões de crédito como forma de pagamento; comemoração de 50 anos da rede; realização da primeira edição da Super Casas Bahia.
2003 – A rede atinge a marca de 12 milhões de clientes; comemoração dos 80 anos de Samuel Klein e publicação de sua biografia, “Samuel Klein e Casas Bahia, uma trajetória de sucesso”.
2004 – Realização de acordo com o maior banco varejista do país, o Bradesco, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visita tecnica a empresa
  • Visita tecnica a empresa hospitalar
  • Visita técnica a empresa
  • Visita técnica a empresa
  • Relatório de visita técnica à empresa:
  • Visita técnica a empresa
  • Visita técnica em uma empresa
  • visita técnica a uma empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!