Visita casa Fernando Pessoa

681 palavras 3 páginas
Relatório da Visita de Estudo
Relatório da visita de estudo realizada no dia 27/11/2012 a Lisboa.
Esta visita iniciou-se por volta das 7:45h, com um tempo nada agradável.
Nela participaram algumas turmas do décimo segundo ano (12º IG, 12º TD1 e 12º TD2) e também quatro professores. Teve como finalidade fazer o roteiro Fernando Pessoa e visitar a última casa que ele habitou. Às 8:00h partimos todos no autocarro que estava na entrada da escola em direcção à Lisboa.
Andamos cerca de 3:30h e apenas fizemos uma paragem na estação de serviço Pombal para tomarmos o pequeno-almoço. Chegamos à Lisboa por volta das 11:30h e depois abandonamos o autocarro à beira da estação de comboios Santa Apolónia e começamos a fazer o roteiro Fernando Pessoa a pé. A primeira paragem que fizemos no roteiro foi no café “Martinho da Arcada”, onde pudemos ver a mesa onde Fernando Pessoa sentava-se habitualmente com alguns amigos para tomar um café, por a conversa em dia e escrever alguns poemas. Algum tempo depois continuamos o roteiro e voltamos a parar na Baixa-Chiado para vermos a Casa Museu e também, junto ao restaurante “A Brasileira”, observar e tirar fotografias com a estátua do Fernando Pessoa. E assim terminou a primeira parte da visita. Depois disto fomos almoçar no Mc Donald´s do Rossio, por volta das 13:20h.
Às 15:20h, após o almoço, entramos no autocarro e dirigimo-nos para a casa Fernando Pessoa. Na chegada fomos dívidos em três grupos pois éramos muitos e não podíamos entrar todos ao mesmo tempo. Quando chegou a vez do nosso grupo, entramos e apresentamo-nos ao nosso guia José Pires salvo o erro e começamos a visita que foi realizada em três partes. Na primeira parte visitamos a biblioteca que ocupa uma parte do piso térreo e do 1º piso, e é constituída por três núcleos: a biblioteca particular de Fernando Pessoa (cerca de 1200 títulos), adquirida à família do poeta, a biblioteca pessoana activa e passiva, onde se encontra quase tudo o que foi escrito por e sobre