Visita ao albergue assistencial missão filadélfia

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Curso de Psicologia - Osasco
1ª Serie – Período Manhã

Visita ao Albergue Assistencial Missão Filadélfia

Paulo M. Boava – RA 6662516824
Márcio S. dos Santos – RA 6468289820
Guilherme M. de Oliveira – RA 6273278654
Juciê C. Batista RA – RA 6274249617
Leonardo de A. Ferreira RA – 6453340362
Ueslei O. Santos – RA 6814008383
Moacir M. Ferreira – RA 6892519966
Renan Jardin – RA1299512540







Políticas Públicas
Osasco – 2013



Curso de Psicologia - Osasco
1ª Serie – Período Manhã



Visita ao Albergue Assistencial Missão Filadélfia





Trabalho apresentado à disciplina P. Públicas
Como exigência parcial sob a orientação do
Prof. Dr. Benedcito Anselmo Domingues
Vitoriano




Políticas Públicas
Osasco – 2013

1 - Introdução
Entrevistaconcedida por Marcio Rogério, presidente a oito anos do albergue assistencial sem fins lucrativos chamado “Missão Filadélfia” que funciona há 25 anos. A instituição existia no município de Mairinque, atualmente o albergue funciona em uma chácara em Itapevi, São Paulo.
O albergue assistencial Missão Filadélfia só aceita internos do sexo masculino, sendo eles usuários de drogas e/ou alcoólatras e quese encontrem como moradores de rua. O encaminhamento dos internos é feito pelo convênio com a prefeitura ou por algum outro órgão competente.





Foto do local:


2 - Objetivos
O albergue tem como objetivo reabilitar usuários de drogas e/ou alcoólatras do sexo masculino da região oeste de São Paulo, trabalhando com a internação voluntária dos internos, sendo cada um deles responsávelpor uma função: seja ela limpeza, cozinha e/ou manutenção. O albergue tem capacidade para quarenta internos (e a meta é chegar a cem vagas) com período de tratamento de seis nove meses – nove meses para a desintoxicação da droga, e três meses para reintegração social.

2.1 - Analisar teoricamente a política pública sobre o Albergue Assistencial

Seguindo as normas da Portaria Nº 59, de 11 demarço de 2009, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal só podem ser internados indivíduos que perderam o vinculo familiar por motivos de dependência alcoólica e/ou de substancias psicoativas.
O mesmo deve ser constituído por instalações físicas adequadas, com equipamentos e materiais necessários à acolhida e abrigamento e forneça condições depernoite, higiene pessoal, lavagem e secagem de roupas, alimentação, guarda volumes e trabalho socioeducativo.

2.2 - Verificar no local os procedimentos realizados sobre Políticas Públicas
Para ser internado, o interno assina um termo de responsabilidade no qual se assume como dependente químico morador de rua - e que precisa de ajuda -, e outro documento que o torna voluntário por seu trabalhona instituição - o que impede qualquer recurso trabalhista.
O planejamento de prioridades para manutenção e/ou ampliação da instituição, assim como a administração do local é organizado pelo próprio Marcio Rogério. As prioridades são escolhidas de acordo com a necessidade, do que está estragado e necessita de uma manutenção ou algo que esteja fazendo falta. A prioridade é a alimentação.3 - Metodologia
A atividade exercida para o tratamento dos internos é laborterapia – trabalhos manuais e ocupacionais, na produção de sacolas – palestras e cultos religiosos. Não é feito o uso de medicamentos para auxiliar no tratamento.

3.1 - Estudos descritivo procurando analisar teoricamente a política pública sobre albergue assistencial
Descaso. Essa é uma das palavra que descreve aPolítica Pública sobre os albergues, casas de recuperação e entidades filantrópicas. O numero de vagas oferecidas não atende nem mesmo de longe a demanda. A sociedade privada é responsável, com recursos próprios e doações, por quase a metade dos atendimentos oferecidos. Se houvesse uma política centrada neste problema que atingisse a população em nível de prevenção, certamente a historia seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Albergue
  • albergue
  • filadelfia
  • Filadelfia
  • Albergue
  • Albergues
  • Filadelfia
  • Albergue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!