viseira

Páginas: 46 (11436 palavras) Publicado: 31 de maio de 2015
1.0 Introdução
O mercado de motocicletas teve um aumento considerável nos últimos anos. Diante desse cenário, a moto passou a ser considerada um meio de transporte urbano altamente empregado no dia a dia das grandes cidades.
O nosso Projeto é baseado em necessidades dos usuários de motos, que consiste em uma adaptação de ventilação nas viseiras dos capacetes, fazendo com que conseguíssemosdiminuir um dos fatores que mais atrapalham a utilização do mesmo, o embaçamento.
Para comprovarmos a viabilidade da ideia, partimos de enquetes elaboradas pelo grupo, e respondidas por alunos e professores da escola, onde pudemos confirmar tal necessidade. A enquete consistia em cinco perguntas, conforme segue:
Com que frequência você utiliza a moto como meio de transporte?;
Você encontradificuldades ao utilizar o capacete? SIM OU NÃO;
Quais são as dificuldades encontradas no capacete ao andar de moto em dias de frio/chuvosos?;
Quais são as dificuldades encontradas no capacete ao andar de moto em dias de calor?;
Cite algumas melhorias que poderiam ser feitas no capacete?
Através dessas respostas chegamos a uma conclusão, que a maioria das pessoas sentem dificuldades ao utilizar a viseirafechada por conta do embaçamento. Diante dessas informações coletadas, o grupo realizou um levantamento através de gráficos e tabelas, conforme segue:




1.1 Resultados das enquetes por meio de gráficos e tabela (%)

Gráfico 01 – Dificuldades ao utilizar o capacete.
Fonte: Próprios autores.




Gráfico 02 – Dificuldades em dias de calor.
Fonte: Próprios autores.






Gráfico 03 – Dificuldades emdias chuvosos.
Fonte: Próprios autores.

Obs.: Todas as pessoas entrevistadas marcaram que a viseira seria o problema principal, porém citaram também, que a refrigeração interna do capacete também é um tipo de ocorrência comum.


Gráfico 04 – Melhorias.
Fonte: Próprios autores.



Após o levantamento de dados, o grupo tinha certeza do principal objetivo. Realizar um estudo em um produto encontradono mercado, nesse caso as viseiras para capacetes de motocicletas, buscando levar conforto e praticidade aos usuários de moto, para que as expectativas fossem atingidas com sucesso. Sabemos que se trata de um produto de formato complexo e que mesmo não havendo um desembaçamento de 100% de eficácia na área total da viseira, procuramos manter o foco nas melhorias da ventilação interna da área docapacete, através da nossa adaptação.
2.0 O mercado de moto no Brasil
A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – prevê, para 2014, um ano de desafios para as montadoras de motocicletas instaladas no Brasil. Com menos dias úteis no calendário, as empresas acreditam na estabilidade do volume de negócios neste ano, que poderáficar praticamente alinhado com os resultados de 2013.
De acordo com a Associação, a produção de motocicletas deve ficar em torno de 1.670.000 unidades, ante 1.669.370 unidades fabricadas no ano passado, o que representa uma retração de 1,2% em relação a 2012 (1.690.187 unidades). As vendas no atacado, que chegaram a 1.587.239 motocicletas em 2013 – uma queda de 2,4% em relação a 2012 (1.625.446unidades) –, devem totalizar 1.585.000 unidades em 2014.
Ao longo dos últimos anos, o mercado de motos tem se mostrado acelerado. Assim revela o Relatório 2013 do Observatório das Metrópoles “Evolução da frota de automóveis e motos no Brasil”, mostrando que, entre 2001 e 2012, a composição da frota de veículos automotores no Brasil se alterou substancialmente, sobretudo em favor das motos, que passama ter um peso maior.







Figura 01 – Gráfico do mercado de motos no Brasil
Fonte: DENATRAN
3.0 Características Gerais do Capacete
3.1 Casco
Confeccionado em material ABS de alta resistência, que proporcione encaixe perfeito sobre a face externa do casco do capacete de combate ou balístico, devendo atender ao estipulado na figura abaixo, ser indeformável nas intempéries mantendo sempre sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • defesa de viseira aberta
  • Limpador de viseira para capacete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!