visda

1152 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTASDO DA BAHIA UNEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA – EAD
ALUNO: MATHEUS SILVA LIMA
TD: VERONICA
TP JULIANA

Resumo:
O não concordar entre os interesses da metrópole e da colônia e eclodiu no final do século XVI e início do século XVIII diversos embates na América Portuguesa. Entre esses conflitos se destacam a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana por serem movimentos que buscaram um meio de ruptura com a coroa portuguesa. Esses dois conflitos foram fortemente marcados pelas características culturais do lugar e tempo em que ocorreram.

Palavra Chave: Conflitos, Inconfidência Mineira, Conjuração baiana.

Introdução: o referente tema e bastante salutar, implicante pois debruça-se sobre um período muito importante na história do Brasil, o período colonial suas fases e eventos ocorridos, principalmente os que tiveram bastante impacto como inconfidência mineira e revolta dos alfaiates, os motivadores para tais acontecimento, seus participantes, culturas envolvidas, o fim ocorrido.

Desenvolvimento:
Na segunda metade do século XVIII, a economia mineradora dava seus primeiros sinais claros de enfraquecimento. O problema do contrabando, o escasseamento das reservas auríferas e a profunda dependência econômica fizeram com que Portugal aumentasse os impostos e a fiscalização sobre as atividades empreendidas na colônia. Entre outras medidas, as cem arrobas de ouro anuam configuravam uma nova modalidade de cobrança que tentava garantir os lucros lusitanos.

No entanto, com o progressivo desaparecimento das regiões auríferas, os colonos tinham grandes dificuldades em cumprir a exigência estabelecida. Portugal, inconformado com a diminuição dos lucros, resolveu empreender um novo imposto: a derrama. Sua cobrança serviria para complementar os valores das dívidas que os mineradores acumulavam junto à Coroa. Sua arrecadação era feita pelo confisco de bens e propriedades que pudessem ser de

Relacionados

  • Gestão de Pessoas
    2862 palavras | 12 páginas
  • Proposta Curricular De SC 2005
    71694 palavras | 287 páginas