viscosividade

2086 palavras 9 páginas
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
ESCOLA SENAI VILA CANAÃ
CURSO TECNICO EM ALIMENTOS

JOÃO BATISTA DA SILVA SANTOS

VISCOSIDADE

GOIANIA 2013

Viscosidade  INTRODUÇÃO:
Ao promover o movimento de uma esfera em um fluido ideal de viscosidade  em regime estacionário, as linhas de corrente formam um desenho perfeitamente simétrico em torno da mesma.
Haverá uma força de arrastamento viscoso.
Jean Louis Poiseuille (1799 – 1869) foi um físico francês que realizou experimentos relacionados à viscosidade de fluidos.
Em homenagem a seus trabalhos, denomina-se a unidade de viscosidade como Poise.

A Lei de George Stokes da viscosidade estabeleceu a ciência de hidrodinâmica.
Realizou trabalho sobre esferas e várias relações de fluxo que variam de mecânicas de onda a resistência viscosa. Estudou o movimento de fluidos incompressíveis, a fricção de fluidos em movimento, e o equilíbrio e movimento de sólidos elásticos. Seus trabalhos na transmissão de ondas acústicas por materiais viscosos é de interesse na Física.
Investigando a teoria de onda de luz, nomeou e explicou o fenômeno de fluorescência, e teorizou uma explicação de linhas de Fraunhofer no espectro solar. Ele sugeriu que estes fossem causados através de átomos nas capas exteriores do Sol que absorve certos comprimentos de onda. Porém quando
Kirchhoff publicou depois esta explicação aboliram-se quaisquer descobertas anteriores.
A seguir analisaremos a força dada pela Lei de Stokes em fluidos viscosos.  TEORIA A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das forças de coesão entre moléculas relativamente juntas. Desta maneira, enquanto que a viscosidade dos gases cresce com o aumento da temperatura, nos líquidos ocorre o oposto. Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas, diminui

Relacionados

  • engenharia
    1180 palavras | 5 páginas
  • Algoritmos e logica de programaçao
    53847 palavras | 216 páginas