VISCOSIDADE

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Curso: Química industrial
Determinação do coeficiente de viscosidade
Disciplina: Laboratório de Fisico-QuímicaProfessor: Luciano Almeida
Aluno: Tiago de Souza Santana
Recife, maio de 20141-Introdução
A viscosidade ou o coeficiente de viscosidade de um líquido mede a resistência aoescoamento sob tensão de cisalhamento, está intimamente ligada ao atrito interno das moléculas do fluido. Para os gases, a viscosidade aumenta com a temperatura enquanto que, para os líquidos, a viscosidade diminui quando a temperatura aumenta.
Nos líquidos, cujas moléculas situam-se mais próximas, a resistência à deformação é causada, principalmente, às forças intermoleculares. Estas forçasdecrescem com o aumento da temperatura e, consequentemente, a viscosidade diminui.
Nos gases, a resistência à deformação é causada pelo movimento caótico das moléculas. Com o aumento da temperatura, esse movimento aumenta, aumentando, então, a viscosidade.
A viscosidade pode ser influenciada por diversas variáveis, como a temperatura e concentração. Esta última tem a ver com as forçasintermoleculares em uma substância, se algum outro tipo de molécula estiver misturada, esta vai de alguma forma interferir na viscosidade total (viscosidade intrínseca). O estudo da viscosidade tem bastante aplicação em lubrificantes.
Neste experimento, será investigado o comportamento de dois fluidos por dois aparelhos diferentes: viscosímetro de Ostwald (líquidos pouco viscosos) e o viscosímetro de Hoppler(líquidos viscosos). Serão feitas medidas de densidade e tempo de escoamento das soluções de etanol e de glicerina, para que por meio de equações mostradas posteriormente, obtenha-se o coeficiente de viscosidade (ρ) dos líquidos questionados.
2-Determinação do coeficiente de viscosidade pelo viscosímetro de OstwaldViscosímetro capilar no qual a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento dolíquido por um capilar de vidro. As medidas são feitas por comparação entre o tempo de vazão de um líquido de viscosidade conhecida, geralmente água, e do líquido cuja viscosidade se deseja determinar.
403415530480002.1-Vidrarias e equipamentos
Viscosímetro de Ostwald (figura 1);
Cronômetro;
Densímetro;
Provetas;
4034790233680Figura 1. Viscosímetro de Ostwald.
0Figura 1. Viscosímetro deOstwald.
Pera;
Balões volumétricos de 200 mL.
2.2-Reagentes
Etanol.
2.3- Procedimento Experimental

Inicialmente, prepararam-se soluções de etanol nas concentrações 10%, 20%, 30% e 40%. Com a pera, fez-se a sucção de cada solução até que o menisco estivesse acima da marca superior. Deixou-se as soluções escoarem até a marca inferior e com o cronômetro pode-se medir o intervalo de tempo deescoamento entre as marcas a e b contidas no viscosímetro. Essa operação foi realizada duas a tres vezes.
Após essa etapa, utilizou-se o picnômetro para medir a densidade das soluções.

2.4- Resultados e discussão
Para realizar os cálculos da viscosidade, foi necessário conhecer a densidade dos fluidos. Para isso, usou-se um instrumento chamado picnômetro, que tem uma medida de volume bemprecisa, 25 mL.

Tabela 1. Dados necessários ao cálculo da densidade da solução de etanol.
Concentração da solução de etanol Densidade da solução (g/cm³)
10% 0,982221433
20% 0,970685519
30% 0,970395307
40% 0,94454833
A densidade das soluções variou de forma inversamente proporcional às suas concentrações. Isso pode ter sido causado pelo aumento nasinterações intermoleculares entre o álcool e a água, havendo maior contração do volume da solução.
Os tempos médios de escoamento, em segundos, encontrados para as soluções de etanol foram: 12, 14, 18, e 21 respectivamente. A tabela 2 contem os dados necessários para o cálculo do η.
Tabela 2. Densidade e tempo médio de escoamento das soluções e da água.
Líquido Densidade (g/cm³) Tempo médio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viscosidade
  • VISCOSIDADE
  • Viscosidade
  • Viscosidade
  • VISCOSIDADE
  • Viscosidade
  • viscosidade
  • Viscosidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!