Viscosidade

Páginas: 12 (2851 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014
Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica Fenômenos do Transporte – MEC103 – Turma 403

Relatório

Tema: Viscosidade, Viscosímetros e Óleos Lubrificantes












Rio de Janeiro Abril de 2012
Universidade Gama Filho

Aluna: Priscila Costa Matrícula:20091088121





VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS.



Introducao:este trabalho tem como propósito abordar um pouco sobre sobre óleos lubrificantes,viscosidade e viscosímetros, trazendo ainda dados sobre a experiência realizada em laboratório.


Capitulo I: Conceito de viscosidade

De maneira bem resumida, Viscosidade é o conceito físico que mede o atrito entre suas moléculas enquanto os fluidos escoam, ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido semovimenta. Ela existe para fluidos líquidos e gasosos (ou vapores), mas tende a ser maior nos líquidos. No caso dos líquidos, a viscosidade tem origem na força de coesão das moléculas.

Existem dois tipos de viscosidade: a dinâmica e a cinemática.
A viscosidade dinâmica (ou absoluta) é calculada pela fórmula:



Não é muito comum aplicar a viscosidade dinâmica para os cálculos da maioria dosSistemas Hidráulicos e Pneumáticos em que um Técnico em Mecânica de nível médio possa estar envolvido. O mais comum é a utilização da viscosidade cinemática, que é calculada a partir da fórmula abaixo:

A viscosidade é uma propriedade do fluido que varia com as seguintes grandezas:

Temperatura – quanto maior a temperatura do líquido, menor será sua viscosidade.

Pressão – a viscosidadeaumenta proporcionalmente a pressão para os óleos, enquanto que para a água é ao contrário.

Agitação – a viscosidade diminui com a agitação para gorduras e melaços, caracterizando estes fluidos como tixotróficos. Se a viscosidade aumentar com a agitação, como no caso de certas argamassas de argila, o fluido é chamado diletante.

Unidades
No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é m²/s[2].No sistema CGS é utilizada a unidade Stokes (St), sendo um Stokes igual a 10−4 m²/s [3] e dada a magnitude do seu valor é preferível utilizar a forma centistokes.
A viscosidade absoluta tem como unidade Pa.s (N.s/m²) em unidades do SI[2]. Essa unidade é normalmente expressa em mPa.s dado a sua magnitude. Outra forma conveniente, a partir do sistema CGS é o Poise, sendo um Poise igual a 0,1Pa.s[3] ou seja, um centipoise (cP) é igual a 1 mPa.s
Variação da viscosidade com a temperatura

Fluido
Comportamento
Fenômeno
Líquidos
A viscosidade diminui com a temperatura.
Observa-se um pequeno espaçamento entre moléculas pequeno e ocorre a redução da atração molecular com o aumento da temperatura
Gases
A viscosidade aumenta com a temperatura.
Observa-se um grande espaçamento entremoléculas e ocorre o aumento do choque entre moléculas com o aumento da temperatura.



Fluidos Newtonianos
Um fluido newtoniano é um fluido em que cada componente da tensão cisalhante é proporcional ao gradiente de velocidade na direção normal a essa componente. A constante de proporcionalidade é a viscosidade dinâmica. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa dedeformação. Como exemplo, pode-se citar a água, o ar, óleos e outros fluidos com comportamentos "normais", newtonianos.


Fluido não-newtoniano
O fluido não-newtoniano é um fluido cuja viscosidade varia proporcionalmente a energia cinética que se imprime a esse mesmo fluido, respondendo de forma quase instantânea. Para exemplo temos a mistura do amido de milho com água que, dependendo da energiacinética que recebe, pode ser um sólido ou um líquido, apresentando característica viscosa. Se o movimento que se lhe imprime for rápido esta mistura torna-se um sólido e assim que se cessa o movimento, esta transforma-se novamente em líquido.

Capitulo II: Viscosímetros
Existem quatro tipos básicos de viscosímetros:
1. Viscosímetro capilar. A viscosidade é medida pela velocidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viscosidade
  • VISCOSIDADE
  • Viscosidade
  • Viscosidade
  • VISCOSIDADE
  • Viscosidade
  • VISCOSIDADE
  • viscosidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!