Visao_Baseada em Recursos

1491 palavras 6 páginas
Análise Crítica sobre Visão Baseada em Recursos
Introdução
O mercado hoje apresenta um índice de competitividade muito elevado, onde a exigência por desenvolver melhores produtos e processos internos passa a ser a principal estratégia das indústrias que estão em constante busca da vantagem competitiva e liderança de mercado.
Tivemos diversas teorias desenvolvidas que passaram a ser considerados dogmas administrativos, tendo como principal expoente Michael Porter, com a teoria das 5 Forças e as estratégias genéricas. Essas teorias têm visão voltada para o mercado, ou seja, considera secundário os recursos internos. Em 1959, Penrose, formulou a teoria da firma que tem como princípio que o crescimento da firma se dá segundo a utilização dos recursos internos da mesma, ela influenciou outros autores que posteriormente criaram a visão baseada em recursos.
A teoria da visão baseada em recursos, tem como ideia central que a vantagem competitiva esta, primeiro, nas competências e recursos controlados pela empresa, ou seja, qual o conhecimento de processos do produto a empresa detêm a patente e o quão raro são seus recursos, que os tornam diferenciados e geram vantagem. A RBV, defende, que a estratégia da empresa é que influencia a estrutura industrial, quando a organização possui domínio completo das competências e recursos, ou seja, a indústria é, na realidade, um resultado endógeno da busca por eficiência das empresas dentro de um ambiente industrial (Escola Neo-Austríaca).
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica a VBR, destacando a evolução da teoria da Visão baseada em recursos e aprofundando as qualidades e a consistência que ela possui, sendo a melhor estratégia para se ter vantagem competitiva sustentável.
Desenvolvimento teórico
A estratégia sempre foi tida como um conceito de essência militar, mas a partir da segunda revolução industrial ela emergiu como forma de influenciar o ambiente competitivo e as

Relacionados