VIS O

Páginas: 4 (977 palavras) Publicado: 10 de junho de 2015
  VISÃO

ESTRUTURA ANATOMICA DO OLHO

Esclera: É uma camada rígida, com função de dar forma ao olho. 
Córnea: Camada de tecido transparente que possui uma concavidade queserve  justamente para começar a convergir os raios luminosos que entram no olho. 
Retina: É uma camada de tecido nervoso que fica no fundo do olho e vai ser responsável por receber os estímulos luminosos etransformá-los em estímulos elétricos. As células que irão receber os estímulos luminosos são os fotorreceptores, cones e bastonetes.  
Fóvea: É a região central da retina do olho humano onde seforma a imagem que será transmitida ao cérebro. 
Íris: É a estrutura que dá cor ao olho, ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho. 
 Cristalino: É a lente situadano interior do olho que focaliza os raios de luz sobre a retina. 
Nervo óptico: Sai do olho levando os estímulos ao cérebro. 

FOTORRECEPTORES

Os cones e bastonetes têm uma estrutura um poucodiferente, mas basicamente terá um sinal sináptico que estará fazendo sinapse com as células bipolares. Elas terão um núcleo e uma extremidade receptora,  essa extremidade  vai possuir  vários discosmembranáceos que é onde estão as proteínas responsáveis pela recepção de estímulos luminosos e pela transformação desses estímulos em um estímulo elétrico. Os bastonetes têm muito mais discos membranáceosque os cones e isso vai ter uma implicação nos processos de recepção da luz, isso quer dizer que os bastonetes são muito mais sensíveis a luz e por isso que em um ambiente mais escuro teremos maioratuação dos bastonetes do que dos cones, porque eles tem maior capacidade de receber estímulos luminosos mais fracos. Então, quando temos um ambiente com muita luminosidade teremos a atuaçãoprimordialmente dos cones, além disso, eles são responsáveis pela recepção  dos estímulos de cor, sendo assim, os cones serão os responsáveis pelas cores que enxergamos.

TRANSDUÇÃO SENSORIAL
A luz é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eu vi
  • eu vi
  • Vis O
  • AS VI
  • Pim vi e vi
  • Vi e vd
  • civil VI
  • PIM VI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!