Vis O Panor Mica Da Hist Ria Dos Reformadores

6655 palavras 27 páginas
inst it ut o gam alie l.co m http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/visao -pano ramica-da-histo ria-do s-refo rmado res/teo lo gia

Visão panorâmica da história dos reformadores

digg
Não há como alcançar uma nova vida sem antes não morrer para o mundo, para lei e para o pecado. Um dos erros do calvinismo está em alegar que a regeneração promove a f é, mas estes esquecem que a necessidade do homem é dupla: primeiro é preciso morrer para depois ocorrer a Regeneração
(renascer). Se a f é só ocorre depois da Regeneração, de que maneira o homem toma a sua cruz e segue após Cristo? Como o homem torna-se digno de Cristo sem a f é necessária para tomar a cruz, e seguir após Jesus? Como comer da carne e beber do sangue de Jesus sem antes crer nele, uma vez que argumentam que a f é só é possível após a regeneração.
Uma visão panorâmica da História
A principal f igura dos ref ormadores f oi Martinho Lutero (1483- 1546) teólogo alemão, que se insurgiu contra o papado ao def ender que a salvação em Cristo é por meio da graça. Ao comentar a carta de Paulo aos Gálatas, Lutero assim escreveu: “Mas a doutrina da justif icação é esta: somos pronunciados justos e somos salvos exclusivamente pela f é em Cristo, e sem obras (…) Segue-se, imediatamente, que não somos pronunciados justos, nem pôr meio de monasticismo nem mediante votos nem mediante missas ou quaisquer outras obras”.
João Calvino (1509-1564), teólogo cristão f rancês continuou a ref orma protestante def endendo a salvação pela graça. Calvino f oi além quando def endeu a doutrina da salvação pela graça. Ele passou a demonstrar que Deus escolhe (elege) alguns para a salvação através da sua soberania. Calvino no af ã de def ender a salvação pela graça, em oposição a salvação pelas obras, criou outro seguimento teológico, onde a salvação decorre da soberania de Deus, ante a inabilidade do homem em f azer algo para ser salvo.
Após Calvino estabelecer que a salvação decorre da eleição divina (Deus escolhe

Relacionados