Visão

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014
O Olho
É o órgão da visão dos animais que permite detectar a luz e transformar essa percepção em impulsos eléctricos. Os olhos mais simples apenas detectam se as zonas ao seu redor estão iluminadasou escuras. Os olhos compostos que se encontram nos crustáceos e em alguns insetos são formados por unidades de detecção chamadas omatídeos, que dão uma imagem pixelada dos objetos. Nos seres humanose em outros vertebrados a retina é constituída por dois tipos de células fotorreceptoras, os bastonetes, que permitem a percepção de claro e escuro, e os cones, responsáveis pela percepção das cores.O Olho é revestido por três camadas:
 Esclera – é o branco dos olhos. É a camada mais resistente. Na parte anterior do olho, no lugar da esclera, localiza-se a córnea, que é uma membranatransparente.
 Corióide – é a membrana intermediária, onde ficam os vasos sangüíneos. Na parte anterior do olho, no lugar da corióide encontra-se a íris, a parte colorida do olho. No centro da íris estáa pupila, que pode aumentar ou diminuir de tamanho com a finalidade de regular a quantidade de luz que entra no olho. A pupila demora segundos, ou até minutos para se ajustar a mudanças bruscas deiluminação.
Retina - é na retina que são encontradas as células que recebem os estímulos visuais e os transformam em impulsos nervosos, sendo esta a camada mais interna do bulbo do olho. As célulasreceptoras podem ser de dois tipos: os cones (células que percebem as cores) e os bastonetes (células que percebem o branco, o preto e cinza. O nervo ótico é ligado à retina, de onde capta e transmite osimpulsos nervosos até o cérebro.

O que é visão?
A palavra visão faz referência ao sentido que permite detectar a luz e interpreta-la. A visão, por si mesma, é uma capacidade que é própria dohomem e dos animais, já que contam com um sistema visual.
Como acontece a visão?
A luz que chega ao olho atravessa a córnea, o humor aquoso e a pupila, e chega ao cristalino, que direciona os raios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visao
  • visao
  • Visão
  • Visão
  • Visão
  • A visão
  • Visão
  • visao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!