Visão global da macroeconomia

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

EAD – PUC MINAS VIRTUAL
ECONOMIA


UNIDADE 05 – VISÃO GLOBAL DA MACROECONOMIA
ATIVIDADE 08





Orientações para a realização dos exercícios:
- A atividade vale 3 pontos, os quais serão distribuídos igualmente entre as questões.
- Procure ser claro (a) em suas idéias, apresentando-as em seqüência, relacionando-asadequadamente.
- A bibliografia básica para essa atividade compreende os Capítulos 8 e 9 do livro Fundamentos de Economia e os Capítulos 13 e 14 do livro Manual da USP (vide bibliografia completa em Estrutura do curso/ bibliografia).

Orientações para a realização dos exercícios:
- A atividade vale 3 pontos, os quais serão distribuídos igualmente entre as questões.
- Procure ser claro (a) em suasidéias, apresentando-as em seqüência, relacionando-as adequadamente.
- A bibliografia básica para essa atividade compreende os Capítulos 8 e 9 do livro Fundamentos de Economia e os Capítulos 13 e 14 do livro Manual da USP (vide bibliografia completa em Estrutura do curso/ bibliografia).

1) Quais são os instrumentos e objetivos de política macroeconômica?
A política macroeconômica envolvedespesas planejadas e a o trabalho do governo sobre a capacidade produtiva, com o objetivo de permitir que a economia trabalhe a pleno emprego, com taxas de inflação baixas e distribuição de renda justa.
Os principais instrumentos da política macroeconômica para alcançar esses objetivos são: a Política Fiscal, Monetária, Cambial e Comercial e a Política de Rendas.
- A Política Fiscal compreende osinstrumentos que o governo utiliza para aquisições ou impostos (política tributária) e controle de despesas (política de gastos). A política tributária também é utilizada no controle dos gastos de consumo do setor privado, com a manipulação de alíquotas e estruturas de impostos.
A política fiscal tem como objetivos também a redução da inflação (diminuição de gastos públicos), o crescimento deemprego e melhorar a distribuição de renda.
- A Política Monetária é a atuação do governo na determinação quantidade de oferta de moeda e de títulos públicos, através dos instrumentos abaixo:
- Emissões
- Reservas compulsórias (percentual sobre depósitos estipulados pelo Banco Central (BC), que os bancos comerciais devem colocar à disposição do BC).
- Open market (compra e venda de títulospúblicos)
- Redescontos (empréstimos do BC aos bancos comerciais)
- Regulamentação sobre credito e taxas de juros.
A política econômica normalmente é executada a partir de uma combinação entre os instrumentos fiscais e monetários, que apesar de serem meios diferentes, tem a mesma finalidade.
- A Política Cambial e Comercial são políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo daeconomia.
Na política cambial o governo, através do Banco Central, atua nas taxas de câmbio podendo fixar a taxa ou permitir que essa taxa flutue livremente e seja determinada pelo mercado de divisas. Já a política comercial diz respeito aos instrumentos que viabilizam exportações e/ou estímulos ou desestímulos às importações. Sendo assim a política comercial pode negociar incentivos fiscais e decredito às exportações e o controle de importações.
- A Política de Rendas refere-se à intervenção do governo na formação de renda (salários e aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

2) Sobre Contabilidade Social:
a) Defina Renda Líquida Enviada ao Exterior, Produto Nacional Bruto (PNB) e Produto Interno Bruto (PIB).
- Renda líquida enviada ao exterior: A renda líquidaenviada ao exterior é a diferença entre o valor pago por fatores de externos de produção e são utilizados internamente e o valor recebido do exterior por fatores de produção nacionais utilizados em outros países. No Brasil, principalmente por causa do pagamento de juros relativos à dívida externa, a renda líquida enviada ao exterior é positiva, pois a renda enviada supera a renda recebida do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visão global
  • Finança global e a miséria da macroeconomia
  • Macroeconomia: uma visão generalista e conceitual
  • Collor Na visão da macroeconomia
  • Visão global de uma empresa
  • Visão global de platão e aristóteles
  • Visão global
  • Visão sistemica da adm micro e macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!