Visão da gestante diante do parto normal: trauma ou satisfação?

Páginas: 19 (4691 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
1.Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), defini-se parto normal como de início espontâneo, baixo risco, no início do trabalho de parto, permanecendo assim durante todo o processo, até o nascimento. O bebê nasce espontaneamente, em posição cefálica de vértice, entre 37 e 42 semanas completas de gestação. Após o nascimento, mãe e filho em boas condições.

Atualmenteno Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) incentiva o parto normal através de diversas campanhas ,afim de promover uma assistência humanizada à mulher. Contudo, o índice de cesarianas realizadas em gestantes do sistema único de saúde excede o padrão recomendado. Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL) o País registra muito mais cesarianas do que os 15% recomendados pela OMS. A taxa nacional é de39% e em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste esse índice é superior a 40% - segundo dados de 2002 do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (Sinasc).

Sabemos que o parto cesárea interfere no binômio, mãe e bebê. O Ministério da Saúde (BRASIL) refere que a cesariana é indicada apenas em casos de risco para a mãe e/ou bebê, mas é comum a cirurgia ser marcada sem umaindicação precisa, o que aumenta os riscos de complicação e morte para ambos. Isto está intimamente relacionado a medicalização do parto. Aonde o cenário de nascimento transformou-se rapidamente, tornando-se desconhecido e amedrontador para as mulheres e mais conveniente e asséptico para os profissionais de saúde. O conflito gerado a partir desta transformação influencia as mulheres, entre outrosfatores, a questionar a segurança do parto normal frente ao cirúrgico , mais “limpo”, mais rápido, mais “científico” (MINISTÉRIO DA SAÚDE).


2.Questões Norteadoras


Quais são as expectativas das gestantes em relação ao parto normal? Será que essas expectativas estão relacionadas ao baixo índice de partos normais?


3.Motivação


O interesse em desenvolver esta pesquisa veio denossa participação ,como acadêmicas de enfermagem, nas consultas de pré-natal no Posto de Assistência Médica (PAM) situado na cidade do Rio de Janeiro, onde a maioria das gestantes relatavam curiosidades e anseios em relação ao parto normal.


4.Objetivo


Este estudo tem a finalidade de identificar as expectativas das gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao partonormal.

5.Justificativa

Esse estudo é importante porque desde o início da gestação a mulher apresenta preocupações com o desfecho da gravidez: o parto. Na nossa sociedade há muitos mitos espalhados que causam medo e angústia às futuras mães. A maioria das mulheres chega ao hospital totalmente despreparada, não sabendo o que irá acontecer no momento do parto. Diante dessa realidade, estetrabalho irá propor uma reflexão do profissional enfermeiro sobre as expectativas das gestantes, resultando em um atendimento integral, qualificado e mais específico destas mulheres durante o pré-natal.
















6.Revisão de Literatura

Considerando importante a informação sobre as etapas do trabalho de parto e parto, Montenegro (1999) diz que clinicamente, o estudodo parto analisa quatro fases principais (dilatação, expulsão, secundamento e período de Greenberg), precedidas de estágio preliminar, o período premunitório (sinais e sinomas que a gestante precente quando vai entrar em trabalho de parto).


Contudo, para que um parto se faça humanizado, é necessário um planejamento adequado das gestantes no decorrer do pré-natal e que o profissional desaúde seja sensível as suas mudanças. O parto humanizado busca fazer com que a mulher conheça o seu corpo e as mudanças que estão ocorrendo, para que assim, ela possa vivenciar um parto mais prazeroso. O Ministério da Saúde, propõe simultaneamente cuidados , medidas e atividades com o objetivo de tornar o trabalho de parto e parto um processo fisiológico, onde a mulher se faz protagonista deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldades enfrentadas pela Gestante no Parto Normal
  • Parto normal
  • Parto normal
  • Parto normal
  • Trauma na gestante
  • Parto Normal
  • trauma na gestante
  • Parto normal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!