Visão ética de kant

Páginas: 4 (976 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
Visão ética de Kant

Como muitos outros filósofos, Kant pensava que a moralidade pode resumir-se num princípio fundamental, a partir do qual se derivam todos os nossos deveres e obrigações. Chamoua este princípio «imperativo categórico». Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785) exprimiu- o desta forma: Age apenas segundo aquela máxima que possas ao mesmo tempo desejar que se tornelei universal.

No entanto, Kant deu igualmente outra formulação do imperativo categórico. Mais adiante, na mesma obra, afirmou que se pode considerar que o princípio moral essencial afirma oseguinte: Age de tal forma que trates a humanidade, na tua pessoa ou na pessoa de outrem, sempre como um fim e nunca apenas como um meio. Os estudiosos têm-se perguntado desde então por que razão pensavaKant que estas duas regras são equivalentes. Parecem exprimir concepções morais diferentes. Serão como Kant pensava aparentemente, duas versões da mesma idéia básica, ou são simplesmente idéiasdiferentes? Não nos vamos deter nesta questão. Vamos, em vez disso, concentrar-nos na crença de Kant de que a moralidade exige que tratemos as pessoas «sempre como um fim e nunca apenas como um meio». O quesignifica exatamente isto, e que razão há para pensar que é verdade?

Quando Kant afirmou que o valor dos seres humanos «está acima de qualquer preço» não tinha em mente apenas um efeito retórico,mas sim um juízo objetivo sobre o lugar dos seres humanos na ordem das coisas. Há dois fatos importantes sobre as pessoas que apóiam, do seu ponto de vista, este juízo.

Primeiro, uma vez que aspessoas têm desejos e objetivos, as outras coisas têm valor para elas em relação aos seus projetos. As meras «coisas» (e isto inclui os animais que não são humanos, considerados por Kant incapazes dedesejos e objetivos conscientes) têm valor apenas como meios para fins, sendo os fins humanos que lhes dão valor. Assim, se quisermos tornar-nos melhores jogadores de xadrez, um manual de xadrez terá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética de Kant
  • Ética
  • Kant e a etica
  • ÉTICA EM KANT
  • A Ética de Kant
  • Ética de kant
  • ética em kant
  • A ética de kant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!