virus

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Os vírus
São os menores e mais simples agentes infecciosos existentes;
São acelulares e por isso são parasitas intracelulares obrigatórios,
Quando o vírus entra no interior do organismo, estecomeça a produzir anticorpos para combatê-lo
Constituídos principalmente por proteínas e ácidos nucleicos.
Ao contrário das células, que apresentam genoma constituído por DNA e RNA, os víruspossuem DNA ou RNA como material genético
Os príons são partículas proteicas infecciosas que, uma vez na corrente sanguínea, se acumulam nas células nervosas causando a morte delas. Os viroides são formadospor RNA e afetam somente vegetais.
Os vírus só infectam células que tenham certa especificidade entre a membrana plasmática lipoproteica da célula e as proteínas do capsídeo do vírus. 
 Não possuemorganização celular, metabolismo próprio e por não serem capazes de se multiplicar sem auxílio de uma célula hospedeira
Ciclos reprodutivos
No ciclo lítico a célula é infectada e os vírus comandamtodo o processo reprodutivo em seu interior, deixando a célula totalmente inativa. O vírus assume o metabolismo da célula e pode produzir até 200vírus, provocando lise celular. Os vírus que foramproduzidos atacam outras células e recomeçam o ciclo.
No ciclo lisogênico, o ácido nucleico do vírus entra no núcleo da célula e se incorpora ao ácido nucleico celular. O vírus então começa a participardas divisões celulares. À medida que a célula sofre mitoses, a carga viral é repassada às células-filhas tornando todo o organismo infectado.

Estrutura 
Formados basicamente por um capsídeo (umacápsula lipo-proteica) que envolve o capsômero e o seu ácido nucléico (DNA ou RNA). O conjunto de capsídeo + ácido nucléico recebe o nome de nucleocapsídeo ou virion.
Existem vírus, como o vírus dagripe, ou o HIV que possuem envelope viral ou envoltório, constituído de lipídios, mucopolissacarídeos e proteínas estruturias.
São também extremamente pequenos - de 10 a 30 nanômetros, o que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus
  • virus
  • vírus
  • virus
  • Vírus
  • virus
  • Vírus
  • VÍRUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!