virus

Páginas: 4 (759 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Introdução
O vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células de hospedeiros viventes. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milharesde cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário. Ao contrário da maioria dos seres vivos, vírus não têm células que se dividem; novos vírus são montados na célula hospedeirainfectada.
Geralmente o termo vírus faz referência ao processo de instalação / infecção em organismos eucariontes (que possuem material genético envolvido por membrana nuclear) enquanto o termo bacteriófago,é designado aos vírus que se instalam em procariotos (organismos que não possuem membrana nuclear envolvendo o material genético da célula: bactérias). 

Atualmente foram identificadasaproximadamente 3.600 espécies, que podem infectar bactérias, plantas e animais, bem como se instalar e causar doenças no homem. Cada doença com particularidades quanto ao modo de transmissão, características dainfecção e medidas profiláticas. 
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/virus-estrutura-e-ciclos-virais.htm
Reprodução

Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclolítico e o ciclo lisogênico. Esses dois ciclos iniciam com o fago T aderindo à superfície da célula bacteriana através das fibras protéicas da cauda. Esta contrai-se, impelindo a parte central, tubular,para dentro da célula, à semelhança, de uma microsseringa. O DNA do vírus é, então, injetado fora da célula a cápsula protéica vazia. A partir desse momento, começa a diferenciação entre ciclo lítico eciclo lisogênico
No ciclo lítico, o vírus insere o seu material genético na bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas pela presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, aomesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vírus
  • virus
  • vírus
  • virus
  • Vírus
  • virus
  • Vírus
  • VÍRUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!