Virtudes e morais - ética

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Pesquise quais as virtudes morais para Aristóteles na obra Ética a Nicômaco. Faça um resumo dessas virtudes propostas nesta obra.

Conforme analise da obra segue as virtudes morais, que dizem manter o equilíbrio ou encontrar o meio termo estre sentimentos e situações.

A Coragem: Bravura em suporta os males e vicio que tanto tememos, devemos suporta-la de maneira justa, sem perder omeio-termo, pois aquele que diz que não tem medo é insensível.

A Temperança: É o equilíbrio entre o prazer e a dor, não devemos exceder os nossos prazeres e torna-los sofridos e dolorosos, podemos nosaborear e sentir prazer de maneira sutil e sensata, sempre em harmonia com o lado emocional.

A Liberalidade: É o meio-termo no dar e no receber dinheiro. O excesso é a prodigalidade e adeficiência é a avareza, seguindo o raciocínio do equilíbrio não é possível exercer a virtude moral da liberdade se não soubermos nos controlar no dar e receber.

A Magnificência: Significa saber usar odinheiro quando dado em grandes quantias, não se dever gastar em excesso, pois se torna vulgar, do mesmo modo que mesmo que se tenha pouco não se significa que não se pode gastar grandes quantias, deve sesaber gastar e não reclamar do pouco que se tem.

O Justo Orgulho: A relação entre honra e desonra, um homem honrado possui suas virtudes realçadas, já um homem desonrado, mesmo sendo merecedor decerta honra, não se julga digno para tal.

Anônimo: É o intermediário entre a ambição e desambição, o ambicioso deseja mais a honra do que merece já o desambicioso não quer ser honrado pelo quemerece manter este equilíbrio é o mais importante.

A Calma: o meio termo entre extrapolar na raiva do acomodado, quando sua raiva ou ira se mantem dentro dos limites torna-se um homem honrado, poremquando em alguma situação deve-se se exaltar e isso não ocorre podemos denominar o individuo com incapaz

A Veracidade: É a capacidade de ser verdadeiro ou de dizer a verdade, e o exagero se torna a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • moral, ética, virtudes,valores
  • Virtudes morais
  • Virtude moral
  • Virtudes morais
  • Éticas e Virtudes
  • A Ética da Virtude
  • Etica Das Virtudes
  • Etica virtude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!