Virtualização

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.

VIRTUALIZAÇÃO

Barra do Garças – MT, Setembro de 2012.


FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.

VIRTUALIZAÇÃO

Trabalho apresentado pelos acadêmicos Marcos Antônio Veber ao curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento De Sistemas Da UNIVAR como pré-requisito De aprovação Parcial na disciplina de Sistemas Operacionais, sob a orientaçãodo professor Carlos David.

Barra do Garças – MT, Setembro de 2012
SUMÁRIO
Sumário
I - INTRODUÇÃO 4
II - Virtualização 5
2.1 - Conceito 5
2.2 - Virtualização de Hardware 7
III - Principais ferramentas free do mercado 8
3.1 – VMWare 8
3.2 - XEN 9
IV - Citrix 9
V - CONCLUSÃO 11
VI - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12

I - INTRODUÇÃO

Virtualização é a tecnologia que permiteexecutar dois ou mais SOs Sistemas Operacionais simultaneamente em um único PC ou hardware embarcado e esta sendo rapidamente adotada em aplicações de engenharia. Enquanto a palavra virtualização é simplesmente outro termo para abstração na prática ela permite aos engenheiros reduzir custos, espaço e consolidar sistemas de uma forma que não era possível anteriormente.

II - Virtualização
2.1 -Conceito
A tecnologia de máquinas virtuais, que tem mais de 40 anos e normalmente é denominada virtualização, foi o que surgiu como proposta de solução. Ela permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com sei próprio sistema operacional. A vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.Virtualização é criar um ambiente de trabalho "falso" dentro de um ambiente "real". Apesar de falso, o ambiente virtual hóspede imita necessariamente as características do anfitrião. Por exemplo, se o anfitrião é um Pentium, o ambiente virtual do hóspede também tem de ser um Pentium; nem mais, nem menos.
A virtualização é sempre assistida pelo hardware. Esse recurso existe desde os mainframes. Não é útilapenas para legados, mas também para testar coisas novas. Também tem ganhado atenção como ferramenta de segurança, ao confinar serviços sensíveis em uma "caixa de areia".
O simples fato do Windows rodar programas MS-DOS é uma espécie de virtualização, pois cada sessão DOS é um processador de 16 bits virtual e isolado dos demais que possa haver.
A estratégia da virtualização é deixar o máximopossível do software do hóspede rodar usando a CPU do anfitrião. Apenas quando o hóspede tenta fazer alguma coisa "perigosa", como acessar um disco ou a rede, é que o anfitrião precisa assumir o controle. Emulação, ou simulação, é a recriação de um ambiente de trabalho sem qualquer relação necessária com o ambiente-anfitrião, e sem auxílio de hardware. Cada instrução de processador doambiente-hóspede é individualmente simulada pelo emulador.
A princípio, a simulação é mais complexa que a virtualização; mas na prática é mais fácil desenvolver um simulador, e de fato existem muito mais softwares de simulação que de virtualização. Quase todo computador e videogame antigo (ATARI, Sinclair, MSX etc. etc.) possuem um simulador correspondente para ser rodado no PC. Aliás, curiosamente, ossoftwares para computadores de 8 bits costumavam ser desenvolvidos em simuladores que rodavam em mainframes.
Entre simulação e virtualização, existem muitos desafios compartilhados pelas duas técnicas. Por exemplo, tanto um virtualizador quanto um simulador têm de simular alguns dispositivos do computador, proporcionando ao hóspede a ilusão de que ele está rodando num computador de verdade, mas aomesmo tempo não deixá-lo fazer besteira. A princípio, deve parecer óbvio que um hóspede virtualizado terá desempenho muito melhor que um hóspede simulado, pois a virtualização usa a CPU diretamente na maior parte do tempo. Porém a diferença é menor do que poderia se supor. A simulação dos dispositivos "rouba" muito do desempenho máximo teórico de uma máquina virtualizada. Por outro lado, algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Virtualizaçao
  • Virtualização
  • Virtualização
  • VIRTUALIZAÇÃO
  • Virtualização
  • Virtualização
  • Virtualização
  • Virtualização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!