viroses

Páginas: 8 (1918 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
gripe
A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN da família Orthomyxoviridae
sintomas
Os sintomas podem começar repentinamente, um ou dois dias após a infecção. Geralmente os primeiros sintomas são calafrios, mas febre também é comum no início da infecção, com temperaturas corporais acima de 39 °C (aproximadamente 103 °F). Muitos ficam tãodoentes que são confinados na cama por vários dias, com dores por todo o corpo, que são piores nas costas e pernas.1 Sintomas de gripe podem incluir
Dores no corpo, especialmente articulações e garganta
Tosse e espirros
Sensação de frio e febre
Fadiga
Cefaleia (dor de cabeça)
Irritação nos olhos
Congestão nasal
Olhos, pele (especialmente a face), boca, garganta e nariz avermelhados
Dorabdominal (em crianças com gripe tipo B)28
prevençao
A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos.Prevenção
As boas práticas de higiene também ajudam a evitar a contaminação por este vírus, como por exemplo, usar água morna e sabão na higiene das mãos e evitar o contato com pessoas possivelmentecontaminadas.
tratamento
A pessoa doente deve tomar algumas medidas para aumentar as defesas do organismo e evitar a transmissão da doença a outras pessoas e para ter seu tratamento mais rápido. Os principais cuidados são:
• Descansar bastante e alimentar-se bem;
• Beber muitos líquidos como consumos de frutas ou água;
• Tomar sucos naturais;
• Tomar os remédios na hora certa;
• Usar o lenço aotossir ou espirrar, o que contribui para evitar a contaminação de outras pessoas.
Caso os sintomas da doença tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente poderá discutir com o seu médico a possibilidade de se usar um tratamento antiviral. O indivíduo enfermo deverá fazer repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicaçõespara a febre e para a dor aspirina (se tiver 18 anos ou mais), acetaminofen ou ibuprofeno.
Aids
A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso hajacontato direto com o sangue de uma pessoa.
Principais Sintomas da Aids
Como já dissemos, um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgiros primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causalesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Formas de Prevenção
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existemdois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viroses
  • Viroses
  • VIROSES
  • Virose
  • Viroses
  • viroses
  • Viroses
  • Viroses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!