Violência e Homoxesualidade

10178 palavras 41 páginas
ISSN 1413-389X

Temas em Psicologia - 2009, Vol. 17, no 2, 553 – 567

O desafio histórico de “tornar-se um homem homossexual”: um exercício de construção de identidades
Anderson Fontes Passos Guimarães
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – BA – Brasil
Resumo
Este trabalho é o resultado de leituras atentas e sistemáticas, os quais serviram para a fundamentação teórica. O problema que orienta este trabalho está centrado nas contribuições do discurso religioso e do médico-psicológico para a construção das Identidades dos Homens Homossexuais, e, a partir disso, apresentamos a repercussão que estes construtos tem produzido na atualidade. Este tema foi estudado, pois, dessa forma, nos garantiu informações suficientes para tecer o panorama de escritos científicos sobre a temática e tomar conhecimento de quais foram os caminhos trilhados pelos diversos autores para tratar do assunto, além de ter nos fornecido referenciais para contextualizar a nossa pesquisa.
Assim, discutimos a importância e os perigos de se buscar afirmar as Identidades Homossexuais, entre tantos vieses, e demonstramos o momento histórico que esta população está vivenciando; por conta disso, e havendo inúmeros discursos sobre a temática, expomos, assim, como esta dinâmica acontece e como precisamos nos posicionar, enquanto psicólogos, para não só resgatarmos a autoestima desta comunidade e lhes proporcionar espaço nesta sociedade, como também para tentarmos saldar o que chamamos de “uma dívida histórica” que a Psicologia possui com este seguimento social.
Palavras-chave: Homossexualidade, Heteronormatividade, Psicologia.

The Historic Challenge "to become a homosexual man": An exercise of construction of identities
Abstract
This work is about the result of intent and systematic readings, followed of notations and registers, which had served for the theoretical recital. The problem that guides this work is centered in the contributions of the religious speech and of

Relacionados