Violà ncia contra crianà a e adolescentes

325 palavras 2 páginas
Violência contra criança e adolescentes
A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
A violência contra crianças e adolescentes é existente desde o inicio da humanidade e apresenta-se de formas variadas, assim como agressão física também é comum violência através de ameaças e outras formas. A violência que consideramos mais perversa é o abuso sexual, apresentando variadas seqüelas físicas e psicológicas. Metade dos casos de crianças e adolescentes violentadas sexualmente tem como autores os pais, padrastos, amigos ou conhecidos da vitima. A partir do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 (ECA/Lei n° 8.069/90), assim como da aprovação da Convenção da ONU pelo Brasil, crianças e adolescentes brasileiras passaram a contar com um sistema legal destinado a assegurar-lhes proteção integral a todos os seus interesses. (CFESS, 2008).
A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer-se do que os danos físicos. A violência física consiste no uso intencional, não acidental da força, através de agressões, tapas, murros, maus tratos e espancamentos. A violência sexual é vista como um abuso do poderio exercido sobre determinada vítima sem seu consentimento como carícias indesejadas, incesto, exploração sexual, exibicionismo, pornografias infantis e estupro. A violência psicológica é caracterizada por desrespeito, verbalização inadequada, humilhação, ofensas, intimidações, traição, ameaças de morte e de abandono emocional e material, resultando em sofrimento mental. Por fim, temos a negligência como uma forma de omitir o atendimento das necessidades

Relacionados

  • Serviço social
    13433 palavras | 54 páginas