Violeta Marina Echevarria Augusto

674 palavras 3 páginas
Violeta Marina Echevarria Augusto

ANÁLISE SOBRE A ORIGEM DA CAPOEIRA

Belo Horizonte
2015
A capoeira é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. É caracterizada pelos seu movimentos de chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Hoje é reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
No início do século XIX, a capoeira era jogada em grande maioria por negros, mestiços, crioulos, e índios, e aos olhos da sociedade era feita só por pessoas malandras, vagabundas e vadias. Ela era usada por tais como forma de defesa contra os capitães-do-mato quando iam fugir, ou como forma para combater a polícia que considerava-a uma “arte negra”. Por não ser bem quista, os capoeiristas praticavam de formar de brincadeira com o uso do berimbau para marca um ritmo e servia também para avisar se algum perigo estivesse chegando.
Com a Proclamação da República criou-se o Código Penal de 1890, que reprimia a capoeiragem, no qual foram presos muitos capoeiras (nome dado também às pessoas que jogam) e deportados para a Ilha de Fernando de Noronha.
E foi em 1935 que a capoeira deixou de constar como arte proibida com a queda do Decreto de 11 de outubro de 1890. Posteriormente, em l937 no governo de Getúlio Vargas, a Secretaria da Educação conseguiu um registro oficial que qualificava seu curso de capoeira como Curso de Educação Física. Em 26 de dezembro de 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.
Dito uma breve história sobre a capoeira no Brasil a mostra como representação da cultura afro-brasileira na disciplina de Educação Fisica.
Com base na Lei nº 11.645, de 2008 no Art. 26-A.-Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e

Relacionados

  • dauhudihas
    135941 palavras | 544 páginas