VIOLENCIA

Páginas: 6 (1370 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Apresentação
A violência nas escolas tem preocupado o poder público e toda sociedade, principalmente, pela forma como tem aumentado. O conflito é a violência que sempre existiu e sempre existirá, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens estão experimentando, isto é, estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
Os professores estãoangustiados, com medo, nunca se sabe o que pode acontecer no cotidiano escolar, os pais preocupados. Não é raro os jornais passarem algumas reportagens sobre agressão nas escolas. Por isso, a urgência que se tornou essencial hoje e que muitos não percebem, é tratar a violência na escola como um trabalho de lucidez quanto ao que estamos fazendo com nosso presente. Para isso, é preciso renovar nossacapacidade de diálogo e propor um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em vista.
Problema
Violência escolar, como minimizar esse problema?
Objetivos concretos
Montagens de peças de teatro, com a participação de todas as turmas;
Realização de ações que envolvam a comunidade escolar em todas as atividades da escola, trançando metas que atraiam os pais e motive-os a seenvolver com os projetos das escolas.
 
Justificativa
Cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno,as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino.
Se quisermos de fato diminuir a violência, claro que devemos nos engajar na luta contra qualquer tipo de injustiça e dedesigualdade. Promover a justiça significa reconhecer, em primeiro lugar, que nos encontramos ainda em uma sociedade muito desigual, na qual as contradições sociais estão postas de forma em que as crianças e os adolescentes são grandes vítimas.
Não podemos deixar de lado o olhar crítico para a estrutura e contexto social. Devemos politizá-lo, para não incorrermos em práticas ingênuas e pontuais,descontextualizadas, que poderiam nos levar ao desânimo. Isso é importantíssimo, fundamental, mas é necessário ao mesmo tempo termos respostas para os muitos outros tipos de violência.
Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidoscontra a comunidade escolar, ate mesmo em relação ao prédio público, depredações, pichações entre outras, como forma violenta.
Público alvo
Alunos do 3°, 4° e 5° ensino fundamental do período da tarde.
Objetivos pedagógicos
 
Refletir sobre a função da escola no combate à violência que está cada vez mais presente no ambiente escolar.
Desenvolver estudos capazes de averiguar os fatores derisco e as variáveis que levam a prever um alto índice de violência nas escolas, impulsionando, baixo desempenho escolar e as  problemáticas  que levam a atitudes violentas por parte da criança,  adolescentes e jovens  acarretando desagradáveis situações  para a  população escolar como um todo.
Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e a socialização;
Propor intervençõespedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz;
Discutir o tema amplamente para toda a escola e comunidade, como forma de conscientização  em busca da paz;
Promover palestras sobre o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;
Desenvolver teatro e exposição, para ampliação do conhecimento da comunidade.
Conteúdos
Esse tipo de trabalho é importante que seja extensiva a toda escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia
  • Violencia
  • Violência
  • Violência
  • A violencia
  • Violência
  • Violência
  • Violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!