Violencia

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
Este texto apresenta questionamentos importantes acerca da “violência contra as crianças e entre elas”. A autora (Sonia Kramer, doutora em educação pela PUC) propõe uma relação entre a violência eo fim da fantasia que, segundo ela, é consequência do extremo uso da mídia, da televisão e da internet.

Mais recentemente, outras questões vêm inquietando os que atuam nesta área: trata-se deestudos críticos que denunciam o desaparecimento da infância. Perguntam de que infância falamos, já que a violência contra as crianças e entre elas se tornou uma constante, num contexto no qual asimagens de pobreza e mendicância de crianças, bem como o trabalho infantil, exemplificam uma situação em que o reino encantado da infância teria chegado ao final. Na era pós-industrial, na qual nãohaveria mais lugar para o “Era uma vez…”, a ideia da infância, uma das invenções mais humanitárias da modernidade, estaria destruída; com a mídia, a televisão, a Internet, o acesso das crianças aofruto proibido da informação adulta teria terminado por expulsá-las do jardim da infância (Postman, 1999).ão dá pra falar de regras, nos últimos dias, sem lembrar dos últimos acontecimentosnoticiados no Brasil. Do cinegrafista Santiago Andrade, morto por ter sido atingido por um rojão, enquanto fazia a cobertura jornalística de uma manifestação contra o aumento das passagens de ônibus, noRio de Janeiro. Do gritante desprezo à vida humana, desautorizando movimentos legítimos de uma sociedade há muito acomodada, passiva diante dos abusos sofridos. Da jornalista que, comandando umtelejornal, aplaude atitudes como a dos linchadores que resolvem agir por conta própria diante de um caso de furto, acorrentando o acusado em um poste.

Impossivel discutir regras e transgressão semlembrar dos inúmeros exemplos que vemos diariamente.

Dicas de leitura: jornais online da Folha, Estadão, O Globo. Revistas Época, CartaCapital, Veja, IstoÉ. E, claro, nossa página no Face!...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia
  • Violencia
  • Violência
  • Violência
  • A violencia
  • Violência
  • Violência
  • Violência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!