VIOLENCIA ESCOLAR BULLYNG

Páginas: 20 (4872 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2014




“VIOLÊNCIA ESCOLAR: BULLYING”






Nome do aluno
Nome do orientador:1











Pinhais 2013.
RESUMO


Este artigo se propõe mostrar as consequencias do Bullyng na vida escolar do aluno. Apontamos suas manifestações, os locais em que acontecem, as vitimas, as testemunhas e o agressor. A prática regular e repetitiva são suas caracteristicas principais.
A vítima,geralmente , é escolhida por pequenas particulariedades em relação ao agressor. Por issso a necessidade da preparação de professores para lutarem contra essa violencia que sempre acontece em ambiente escolar. A escola precisa ser um lugar de acolhimento onde a criança se sinta confortavel para crescer, aprendendo responsabilidades, ser competente sem sentir medo de ninguém.
Somente com aeducação e em conjunto com as familias se conseguirá diminuir e fazer com que todos sejam conscientes que esta violencia escolar se espalha causando grandes danos aos nossos jovens.


Palavras-chave: Bullying, Escola, Violência.









INTRODUÇÃO
No Brasil, a violência que acontece dentro das escolas ocorrem por problemas sociais, que de uma maneira ou de outra acaba por se manifestardiretamente nas crianças.
Apesar de muito falado atualmente, o bullyng ainda é um fenômeno pouco conhecido, pois as crianças que são vítimas, sofrem caladas por medo dos agressores e de se tornarem a “piada” da escola, os apelidos, as “brincadeiras de mau gosto” começam em casa e por incrível que pareça com os próprios pais. Essas atitudes que por muitas vezes agridem moralmente essas crianças sãovistas como normais para a idade escolar.
Mas, causam muitos sofrimentos físicos, moral e psicológico, por falta de conhecimento muitos pais, professores e sociedade demoram a descobrir o que a criança sofre no seu dia a dia, e os males que são causados na vida adulta dessa criança que sofreu bullying.

1. O QUE É BULLYING

O bullying não escolhe classes sociais, raça, religião, cor, etc, estapresente em todos os meios da sociedade.
A diferença do bullying para o comportamento agressivo é o objetivo de magoar ou atemorizar física, verbal ou psicologicamente, causando “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos, possui ainda a característica de ser reconhecido em vários outros ambitos, além do ambiente escolar, dentro das famílias, nos locais de trabalho (denominado de assédiomoral), nos asilos de idosos, nas prisões, nos condomínios residenciais, enfim onde existem relações interpessoais.
Hoje há muitas reclamações de pais que dizem que a escola não é mais um lugar seguro para seus filhos, ao contrario tornou-se um local de violência de alunos contra alunos, alunos contra professores e funcionários e vice e versa. Estamos passando por um período de transição onde édifícil saber qual atitude tomar e como lidar com esses acontecimentos.
O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescênciam, 20052) diz:

“Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater obullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”.


1.1. Bullying direto e bullying indireto

O bullying praticado por meninos é diferentedaquele praticado pelas meninas, geralmente o bullying pode ser dividido em dois aspectos, “bullying direto e bullying indireto”. (PEDRA, 2008 p.67)3
O bullying indireto é exercido pelas meninas que empregam, na maioria das vezes os ataques morais como espalhar fofoca, inventar mentira, entre outras atitudes que têm como objetivo levar a vítima ao isolamento social. As diferenças entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA : BULLYNG
  • A VIOLÊNCIA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR
  • Violencia escolar
  • Violência escolar
  • Violencia escolar e a banalização da violência
  • Violência escolar
  • violência escolar
  • Violência escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!