Violencia domestica contra criança e adolescentes

Páginas: 15 (3560 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
RESUMO

Esta pesquisa bibliográfica retratará a violência doméstica contra a criança e adolescente, para que se reflita acerca do tema sugerido, uma vez que a situação é algo complexo diante de nossos olhos, pois os membros da sociedade e a escola podem e deve intervir para mudar esses fatos que assustadores. Assim, os elementos da fundamentação teórica que nortearão esse trabalho, asdefinições dos conceitos a serem empregadas a partir das análises apresentadas, serão a Constituição Federal, a jurisprudência, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Cartilha contra a violência domestica, análise textuais dos autores, ademais assuntos específicos que faremos uma breve reflexão, baseada no que retrata a criança e o adolescente, e o perceber das mudanças diante dos comportamentos suspeitosde violência sofrida.

Palavras-chave: Crianças e adolescentes; Família; Violência doméstica; Sociedade.

INTRODUÇÃO

“Violência Domestica Contra Criança e Adolescente”, a escolha deste tema surgiu a partir de observações sociais; sofrimento, angustia, decepções de crianças com o mundo social, decorrente de situações desagradáveis e injusta com a figura das crianças e adolescentes.Violências muita vezes originadas por pessoas próximas de seus convívio familiar.
Através de estudos e registros pretende-se traçar um paralelo entre os fatores determinantes das características variadas, no que diz respeito à posição da família e da sociedade e assim, objetiva-se realizar uma investigação sobre as práticas de diversas formas de violência domestica contra a criança e adolescente.Logo, essa pesquisa pretende ajudar esclarecer a sociedade acerca do hábito dos castigos domésticos, como modo de exercício do “poder” por pais e responsáveis muitas vezes, sem esclarecimentos essenciais. Sendo assim, analisar ainda a influência cultural quanto ao hábito da aplicação das repreensões nas crianças e adolescentes. Norteando assim os objetivos específicos de esclarecer os pontos emque a sociedade pode contribuir para a reeducação dos responsáveis e melhores modo de convivência, espera-se apontar o que há de novo e como os governantes vem tratando estes casos e também observar a conjuntura de fatores sociais em que o assistente social poderá participar na busca das mudanças do atual diagnostico de violência infantil.

E nessa perspectiva, não somente por ser uma solicitaçãoacadêmica, essa pesquisa pretende abordar discussões acerca da violência contra criança e o adolescente e alertar a sociedade como um todo, do mal que a mesma pode causar aos distúrbios emocionais e psicológico da criança agredida, a qual poderá ter ainda complicações diversas no decorrer da vida. Assim, ao adentrarem neste texto constatarão as técnicas de manuseio de bibliografia, que consistena leitura de documentação e por fim, uma breve análise interpretativa a respeito dos dados levantados e apontados, durante a pesquisa.

Todavia, diante do mais novo conceito de cidadania, implementado pela atual Constituição Federal que o fundamenta na dignidade da pessoa humana pretende-se esclarecer cientificamente à necessária e precisa remodelação de comportamento de pais e/ou responsáveispara com seus filhos, no que tange ao direito de uma educação segura e sem violência, com respeito ao Ser, que faz parte da parcela da população portadora de uma vulnerabilidade natural e social.

Diante de absurdos para com a criança e adolescentes tomou-se a decisão de dissertar sobre este fato triste e lamentável.

1.A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO MUNDO

A violênciadoméstica surgiu desde os primórdios da humanidade, sendo atualmente exorbitante e muitas vezes tornando um descaso diante de tantos acontecimentos. Na antiguidade o homem era tido como um ser com características essenciais à sobrevivência da espécie e capaz, portanto, de prover e liderar o seu grupo familiar, assim essa estrutura envaideceu-se, quando o homem começa a assumir posições sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência doméstica contra criança e o adolescente
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • Violencia Domestica Contra Criança e Adolescente
  • Violência doméstica contra crianças e adolescentes
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
  • VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
  • VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES
  • Direitos humanos e violência doméstica contra crianças e adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!