violencia contra a mulher

Páginas: 14 (3407 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014

Resumo:
Apesar de vivermos no século XXI ainda existem muitos preconceitos ediscriminação contra as mulheres, A violência cometida contra a mulher é um fenômeno histórico que dura milênios, pois a mulher era tida como um ser sem expressão, um ser inferior, esta devia obediência e subserviência ao seu pai e depois ao seu marido.No Brasil uma em cada cinco mulheres já sofreu algum tipo deviolência por parte de um homem e, quase sempre, o crime acontece dentro da própria residência. À questão da violência doméstica é muito séria e se alimenta do silêncio. A violência doméstica abrange pessoas que vivem sob o mesmo teto, podendo ter laços familiares ou não, crianças, jovens e ate mesmo idosas e deficientes podem sofrer esse tipo de violência. A violência domestica também pode ser chamadade violência familiar ou ate mesmo violência intrafamiliar, pois esta acontece dentro da família. A violência Doméstica contra a mulher não se caracteriza somente por aquilo que é visível e que é tipificado no código penal. É muito mais do que isso. O hematoma, o arranhão, a ameaça que leva a mulher a pedir ajuda são muitas vezes apenas o começo. A naturalização social do machismo (nas suasdiversas formas de manifestação) é, sem dúvida, uma das causas de tamanho alastramento da violência. O presente texto tem como finalidade apresentar as diversas formas de violência domestica que ainda hoje atinge milhares de mulheres no mundo inteiro, não importando sua classe econômica, raça, idade ou nível de escolaridade.

Palavras chaves:
Violência Doméstica, família, mulheres, machismo.Introdução

Desde os primórdios a mulher é considerada em diversas sociedades, inclusive na Brasileira, como subalterna e inferior ao homem, é uma questão cultural e de gênero muito forte vividas pelos homens que reproduzem essa situação de discriminação e desigualdade ao longo da história.
No período colonial, a mulher era tida como uma propriedade(assim como os escravos). Primeiro, era propriedade do pai, que arranjava o casamento da filha, como se fosse uma transação comercial; e depois do marido, que esperava que a esposa fosse uma boa dona-de-casa, boa parideira e mãe, sendo-lhe dispensável conhecimento e cultura, para que a mesma não contestasse a condição de submissão exigida por ele. 
É uma cultura que vê a mulher como alguém queestá ali apenas pra servir as necessidades dos seus parceiros, para cuidar da casa e dos filhos, por exemplo. Como alguém que não tem a necessidade de pensar, de estudar, de trabalhar, apenas de servir. São esses pensamentos que prevaleceram, e ainda prevalecem em alguns casos, na cabeça de muitas pessoas, inclusive das próprias mulheres, que acabam, por influência social, aceitando essa submissãocomo algo natural.
Porém por meio das lutas sociais lideradas pelo Movimento Feminista, muitas mudanças ocorreram, já se consegue visualizar avanços, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço na sociedade e modificando historicamente a forma como era  vista. Esse Movimento permitiu o surgimento de debates em torno da situação social da mulher, sobre sua condição de subalternidade,sobre a discriminação e a violência sofrida pelas mesmas. Essa reação das mulheres começou a partir do século XX, foi nesse século que foi dado o pontapé inicial que mudaria a partir daí a imagem das mulheres.  
Hoje, diz-se que o Homem e a Mulher vivem numa sociedade moderna, civilizada, justa, onde todos são iguais tendo os mesmos direitos, e essa garantia de igualdade se afirma no artigo 5°inciso I da constituição, onde esta escrito que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos da constituição. Apesar de muitas conquistas, a mulher ainda sofre de muito preconceito e violência. Um exemplo dessa questão é a dos salarios entre os  gêneros que é diferenciado, pois os homens recebem mais, ocupam em sua maioria cargos mais importantes, e isso quando a mulher pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • Violencia contra mulher
  • violencia contra mulher
  • Violência doméstica contra a mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!