Violencia contra a criança

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Violência contra criança e adolescente
Prevenção e denúncia
Silvia Palharini Machado


Níveis de prevenção:


Primária: todas as estratégias dirigidas à população num esforço para reduzir incidência ou o índice de ocorrência de novos casos. As estratégias adotadas incluem programas de pré-natal que abordem a temática e reforcem os vínculos pais-filhos; programas detreinamento para pais e em escolas (especialmente para adolescentes), campanhas pelos meios de comunicação, palestras, debates.


Secundária: envolve a identificação precoce da assim chamada população de risco. As estratégias incluem visitação domiciliar para prover cuidados médico-sociais aos pais do grupo de risco; os telefones de crise aos quais se recorre em momentos difíceis, obtendo ajuda eencaminhamento especializado; recepção de auxílio material; programas de creches para as crianças do grupo de risco.


Terciária: dirigida aos indivíduos que já são agressores ou vítimas no sentido de reduzir as conseqüências adversas do fenômeno ou de evitar que o indivíduo sofra o processo de incapacidade permanente. As estratégias incluem intervenções terapêuticas de diversas modalidades eesforços para organizar infra-estrutura para as vítimas.




Fatores importantes ligados à Prevenção Primária:


Fatores ligados à Questão Infância
A consciência da infância brasileira como sendo um segmento MENORIZADO da população, valorizado no discurso mas desvalorizado na prática, com uma cidadania de segunda classe, é um dos fatores que sutilmente autoriza os adultos do paísa violarem crianças e adolescentes na rua, em casa, na escola, etc.
Há que se construir uma cultura realmente valorizadora da infância.






Uma cultura que respeite a criança enquanto:


• ser psicológico, com necessidades específicas decorrentes da sua condição peculiar de desenvolvimento do ser humano. Condição essa que exige proteção e estimulação adequadas porparte dos adultos. Conhecer o processo de desenvolvimento infantil é um requisito indispensável para poder respeitar as necessidades e as limitações da criança e do adolescente, favorecendo suas potencialidades através da educação;


• ser político enquanto sujeito de direitos e deveres.




B)Fatores ligados à Questão Família


1 – Em primeiro lugar, hánecessidade de que nas famílias onde predomine a autocracia do pai-patrão e o poder seja assimetricamente distribuído, haja a substituição por uma democracia familiar:


2 – Em segundo lugar, famílias nas quais um PLANEJAMENTO FAMILIAR adequado seja o melhor antídoto para as famosas modalidades de gravidez indesejada, a geração de filhos mal amados e a maior garantia de ter apenas os filhosque se pode e se quer. Afinal já está na hora de pais e mães terem plena consciência de que MATERNIDADE/PATERNIDADE não é um destino inevitável, uma fatalidade, mas que, ao contrário, constituem uma escolha possível e nem sempre a melhor para cada casal.


3 – Deve ser considerada também a questão da Violência dirigida pelo homem à mulher e à criança.


Para redução dos níveis deViolência entre gêneros será necessário que se caminhe para sociedades nas quais:






§ os homens sejam mais capazes de envolvimento com os cuidados do lar e dos filhos;


§ as mulheres mais capazes de participação na esfera pública;


§ quanto mais tempo os homens dispenderem em atividades que envolvam os cuidados com crianças, menos cometerão atos deviolência doméstica;


§ o aumento da participação masculina nos cuidados públicos de crianças faça parte de uma estratégia para aumentar o valor social da infância e dos cuidados a ela dedicados.


Entretanto, esta medida deve ser acompanhada com muita atenção devido ao fato de muitos agressores de crianças quererem desenvolver tal tarefa para fazerem sua aproximação junto a elas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra criança
  • Violência contra crianças e adolescentes
  • A violência contra crianças e adolescentes
  • Violencia domestica contra criança
  • Violencia sexual contra criancas
  • violencia domestica contra a criança
  • Violência Doméstica contra Crianças
  • violencia fisica contra criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!