violencia contra a criança e adolescente

Páginas: 32 (7879 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014



Acredito que poderia ter fundamentado e estruturado mais seu trabalho, como também ter mencionado mais citações, pois valorizam e qualificam o trabalho.














MARLENE DA SILVA SOARES





















Porto Velho – RO
2010Dedico este trabalho a todos que de alguma forma estiveram presente nesse projeto





AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus que sempre esteve comigo nas horas mais difíceis me fortalecendo para que hoje estivesse concluindo este projeto que é um grande sonho
Aos professores e companheiros de sala que estiveram nestes anos dividindo comigo aquilo que ao longo de cada vida foiaprendido.
A minha família que sempre esteve ao meu lado dando o apoio necessário para que hoje eu estivesse concluindo este curso.
A minha professora, Cristina Mabel do Nascimento e a funcionaria Kelly Paz da Unopar. No qual pude contar com o apoio delas para concluir o meu curso.








SOARES,Marlene da Silva. Trabalho de Conclusão do curso deServiço Social: Violência Contra Idosos. 2010. 41 Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2010.
RESUMO
A violência contra os idosos não ocorre só no Brasil: faz parte da violência social em geral e constitui um fenômeno universal. Em muitas sociedades, diversas expressões dessaviolência, freqüentemente, são tratadas como uma forma de agir “normal” e “naturalizada” ficando ocultas nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas. Tanto no Brasil como no mundo, a violência contra os mais velhos se expressa nas formas de relações entre os ricos e os pobres, entre os gêneros, as raças e os grupos de idade nas várias esferas de poder político, institucional e familiar.
Opresente trabalho vem estudar sobre a maneira com que a sociedade trata os idosos é muito contraditória. Na maioria das vezes passa a visão negativa do envelhecimento, pois mantém e reproduz a idéia de que a pessoa vale o quanto produz e o quanto ganho e por isso, os mais velhos, fora do mercado de trabalho e quase sempre, ganhando uma pequena aposentadoria, podem ser descartados: são consideradosinúteis ou peso morto. Mas há também uma visão positiva: aquela que vem da convivência e da valorização da pessoa idosa por sua história, sabedoria e contribuição às famílias e à sociedade.

Palavras-chave: Idosos. Violência negligencia abandono, melhorias.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – IDOSOS VITIMA VIOLENCIA 36




















LISTA DEGRÁFICOS
Gráfico 1 – Faixa Etária 16




















SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 14
2 DESENVOLVIMENTO 15
3 CONCLUSÃO 42

1 INTRODUÇÃO
A maneira com que a sociedade trata os idosos é muito contraditória. Na maioria das vezes passa a visão negativa do envelhecimento, pois mantém e reproduz a idéia de que a pessoa vale o quanto produz e o quanto ganha e por isso, os mais velhos,fora do mercado de trabalho e quase sempre, ganhando uma pequena aposentadoria, podem ser descartados: são considerados “inúteis ou peso morto”. Mas há também uma visão positiva: aquela que vem da convivência e da valorização da pessoa idosa por sua história, sabedoria e contribuição às famílias e à sociedade. No entanto, os próprios velhos ajudam a produzir a ideologia negativa sobre eles. Muitosnão se conformam com a perda de poder, outros que só viveram para o trabalho sentem sua própria identidade se desmanchando ao se aposentarem e vários se enclausuram numa solidão desnecessária.
Os idosos e um dos símbolos mais importante de nossas vidas, pois e através deles que comprovamos nossas existências, devemos amá-los e respeitá-los independentemente de ele ser nossos parentes, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência contra criança e adolescentes
  • Violência contra crianças e adolescentes
  • A violência contra crianças e adolescentes
  • VIOLÊNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
  • Violência contra criança e adolescentes
  • violencia contra criança e adolescente
  • violencia contra criança e adolescente
  • Violência contra a criança e o adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!