Violencia contra mulher

Páginas: 23 (5591 palavras) Publicado: 29 de maio de 2013
SERVIÇO SOCIAL- 1º SEMESTRE
PROFESSORA: LEILANE
PROFESSORA A DISTÂNCIA: JOSSET CAMPAGNAROFE








VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
(Atividades Praticas Integradas - ATPS)

NOME: Adriana Ferreira Guedes R.A 4300070155
NOME: Fátima Maria Bandeira R.A 3822675547
NOME: Iris Bernardes M. de Andrade R.A 4315782804
NOME: Maria das Dores GonçalvesR.A 4351867181
NOME: Maurilene Borges da Silva R.A 3815652972
NOME: Michelle Alves da Silva R.A 4536861888


































TAGUATINGA-DF
23/05/2012



• VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER



Porque algumas mulheres sofrem caladas

Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependememocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, são elas as culpadas pela violência; outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem também aquela idéia do “ruim com ele, pior sem ele”.
Muitas se sentem sozinhas,com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho.
Um dos principais motivos: são o alcoolismo que na grande parte dos casos o agressor encontrava-se embriagado no momento da prática delituosa, as dificuldades sexuais, gera a discórdia e insegurança, podendo levar as situaçõesagressivas. Em sua maioria, os agressores sofrem dificuldades com sua ereção, O uso de substâncias entorpecentes – a fuga pelas drogas, também é fator gerador de violência doméstica. Ás vezes a falta de condições econômicas, de dialogo e compreensão, acrescidas a uma economia globalizada e avassaladora, a qual exclui o indivíduo não qualificado de uma vida digna, são elementos mais do que suficiente paragerar no indivíduo a sensação de impotência para lidar com a realidade dura e cruel, motivo pelo qual, este desconta na mulher suas frustrações.
A primeira coisa a ser feita é a Denúncia. As mulheres que sofrem violência podem procurar qualquer delegacia, mas é preferível que elas vão às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Há também os serviços que funcionam em hospitais euniversidades e que oferecem atendimento médico, assistência psicossocial e orientação jurídica.
A mulher que sofreu violência pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Públicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizações de mulheres.
Como funciona? Se for registrar a ocorrência na delegacia, é importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas, sehouver, ou indicar o nome e endereço delas. Se a mulher achar que a sua vida ou a de seus familiares (filhos, pais etc.) está em risco, ela pode também procurar ajuda em serviços que mantêm casas-abrigo, que são moradias em local secreto onde a mulher e os filhos podem ficar afastados do agressor.
Muitas vezes a mulher se arrepende e desiste de levar a ação adiante.
Em alguns casos, a mulher podeainda pedir indenização pelos prejuízos sofridos. Para isso, ela deve procurar a Promotoria de Direitos Constitucionais e Reparação de Danos
Alguns tipos de violência: - é qualquer conduta - ação ou omissão - de discriminação, agressão ou coerção, ocasionada pelo simples fato de a vítima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral,psicológico, social, político ou econômico ou perda patrimonial. Essa violência pode acontecer tanto em espaços públicos como privados.
Violência de gênero - violência sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distinção de raça, classe social, religião, idade ou qualquer outra condição, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino.
Violência doméstica - quando ocorre em casa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • Violencia contra a mulher
  • violencia contra mulheres
  • Violência doméstica contra as mulheres
  • violencia contra mulher
  • Violência doméstica contra a mulher
  • violência contra mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!