Violencia contra Idoso

Páginas: 7 (1725 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014





















VIOLENCIA CONTRA O IDOSO

































1. Introdução

A população mundial está envelhecendo num ritmo muito acentuado e sem precedentes na história da humanidade. Estima-se que a população mundial de idosos seja de 629 milhões de pessoas com um crescimento anual na taxa de 2%, ritmo esteconsideravelmente mais alto em relação ao resto da população e três vezes mais do que há 50 anos.
Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), a continuar o ritmo acelerado do processo de envelhecimento mundial, por volta do ano 2050, o número de pessoas idosas será maior que o de crianças abaixo dos 14 anos. Nesse quadro, a população mundial deve saltar dos 6 bilhões para 10 bilhões em 2050. No mesmoperíodo, o número de idosos deve triplicar, passando para 2 bilhões, ou seja, quase 25% do planeta.
Quanto à realidade brasileira deve-se destacar que, de “1991 a 2000, a população do país com mais de 60 anos aumentou duas vezes e meia a mais (35%) do que a população mais jovem que cresceu 14%” (LIMA-COSTA et al, 2002). No fim do século XX os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) apontavam que a população brasileira de idosos superava a faixa dos 15 milhões de pessoas. Karsch (2003, p.104) refletindo sobre o processo de envelhecimento, ressalta que:
Só há algumas décadas que a sociedade brasileira vem notando que o país está envelhecendo, tanto pela longevidade de seus habitantes, como no número de idosos, apontados pelos censos e pelos estudos demográficos. Estasociedade, habituada a ver o Brasil como país de jovens, muito recentemente vem percebendo que já não nascem mais tantas crianças como antes, e que os velhos estão ficando cada vez mais velhos, e em número cada vez maior.
Os números em torno do envelhecimento populacional chamam a atenção para o fato de que “as pessoas viverão o maior período de suas vidas como velhas, e não como crianças,jovens ou adultos”. (LEMOS, 2003, p.115). Daí a importância da ciência avançar nos estudos sobre esse fenômeno a fim de compreender os significados dessa nova realidade para os países, os governantes e as sociedades em geral, mas especialmente para o cotidiano de vida dos idosos.

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno que não se restringe a realidade de um país, de uma cidade oulocalidade, mas, trata-se de um fenômeno complexo, que atinge tanto os países desenvolvidos, como os países subdesenvolvidos.
Segundo Minayo (2004), em muitas sociedades, diversas expressões dessa violência, frequentemente, são tratadas como uma forma de agir “normal” e “naturalizada” ficando ocultas nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas. Tanto no Brasil como no mundo, a violênciacontra os mais velhos se expressa nas formas como se organizam as relações entre os ricos e os pobres, entre os gêneros, as raças e os grupos de idade nas várias esferas de poder público, institucional e familiar. Do ponto de vista do senso comum a violência pode ser compreendida como agressão e maus-tratos que ferem e destoem bens e pessoas. Mas, para Zaluar e Leal (apud BACELAR, 2003, p.09) aviolência é “o não-reconhecimento do outro, a anulação ou cisão do outro” e ainda, a “negação da dignidade humana”.
A violência que grassa o cotidiano é síntese de dinâmicas e movimentos variados e complexos. Mas, concorda-se com a idéia de que a violência de hoje, cada vez mais, “é uma forma de dilaceramento do ser social” (FRAGA, 2002, p. 47), sendo expressão de uma sociedade, ao mesmo tempo,civilizada e incivilizada, que desrespeita o ser humano, como ser genérico e social, numa magnitude sem precedente. É síntese representativa da questão social que assola o mundo e o país e que envolve a todos, mas especialmente os mais pobres, as mulheres, as crianças, a juventude e os idosos.

1.1 PROBLEMA

A violência contra o idoso é uma das faces mais cruéis da questão da violência que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia contra idosos
  • A violência contra o idoso
  • violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • Violência Intrafamiliar Contra o Idoso
  • Violencia contra o idoso
  • Violência contra idoso
  • violência contra idosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!