Viol Ncia Dom Stica Biun Voca

1255 palavras 6 páginas
Índice

Introdução

Neste trabalho irei abordar o tema da violência doméstica biunívoca ou seja, praticada tanto pelo homem como pela mulher. Foi, por muito tempo, considerado um tema tabu mas hoje em dia está muito em voga sendo falado diversas vezes pelos meios de comunicação, que nos mostram casos de pessoas que são violentadas em casa diariamente e que hoje em dia não afeta apenas as mulheres. Apesar de toda esta informação em torno deste tema continua a haver uma parede de silêncio por parte das vítimas muitas vezes causada pela vergonha ou simplesmente por medo.
As pessoas que sofrem com este problema são mais do que as que possamos imaginar, existe um pouco por todo o mundo e abrange todas as classes sociais. É o sintoma mais visível das desigualdades de poderes entre homens e mulheres nos dias de hoje.
Foi nesse mesmo sentido que decidi explorar mais aprofundadamente este tema de maneira a explicar melhor o que é a violência doméstica, as suas causas e consequências e os danos não só físicos mas também psicológicos que pode causar. Falarei também de como é aplicada a lei em casos destes e que associações estão aptas para ajudar as vítimas nestas situações de desespero.

O que é a violência doméstica?

A violência doméstica é um fenómeno que, com o passar dos tempos, vai assumindo proporções bastante elevadas e que só começou a ser denunciado a partir dos anos 60/70 através dos movimentos feministas.

Figura 1 Movimento Feminista Anos 60

Define-se por violência doméstica qualquer tipo de ato que provoque danos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de forma direta ou indireta, através de ameaças, enganos, imposições ou qualquer outro meio, a qualquer pessoa que habite na mesma casa ou que, não habitando na mesma casa que o agressor, seja cônjuge ou companheira/o ou ex-cônjuge ou ex-companheira/o, ou mantenha uma relação de parentesco direta.

Apesar de ser um fenómeno antigo só há relativamente

Relacionados