Viol Ncia Contra Mulheres

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 21 de maio de 2015
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
UNIDADE ACADÊMICO ADMINISTRATIVA DE SERVIÇO SOCIAL
OFICINA TEMÁTICA II
ALUNA: Jéssika Oliveira de Jesus





ANÁLISE DO VÍDEO: Religião e violência – PorTorquato Silva


O video Religião e Violência contém imagens bem apelativas, daquelas que chocam quem assiste. Não pela tema, mas pelo cenário em que se passa, mostrando um ambiente de tristeza econstrangimento. Os depoimentos são chocantes e nos trazem uma reflexão sobre o verdadeiro significado de violência.
A maior parte das pessoas considera como violência o ato de bater, mas não é bemassim. Segundo o dicionário, violência tem os seguintes significados: Estado daquilo que é violento; Ato violento; Ato de violentar; Veemência; Irascibilidade; Abuso da força; Tirania; opressão;[Jurídico, Jurisprudência] Constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer, coação. Violência não é só aquela que agride fisicamente, a violência intelectual é também muitosevera, impedir a pessoa de seguir suas vontades e exercer seus direitos é tao terrível quanto bater. E causa muitas vezes transtornos por toda uma vida.
Dentro das religiões é onde acontece umagrande parte da violência contra a mulher. A religião com suas regras impõe as mulheres submissão e aceitação, o que muitas vezes são confundidos com poder e superioridade dos homens, estes que se achamdonos de todas situações dentro do convívio social. Somos obrigadas a saber ser donas de casa, lavar, passar e cozinhar. Quando não fazemos somos intituladas preguiçosas, quando na verdade não somos sónós que sujamos ou comemos. Enquanto a religião manter a ideia de que somos submissas e os homens os “chefes” teremos problemas familiares e sociais.
A violência psicológica é exercida a partir dacoação, humilhação e maus tratos físicos. Mulheres que dependem exclusivamente dos seus maridos certamente já sofreram esse tipo de violência. O maior problema é que nem mesmo a maioria das mulheres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Viol Ncia Contra A Mulher
  • A Viol Ncia Contra A Mulher
  • Artigo Viol Ncia Contra Mulher
  • TRABALHO VIOL NCIA CONTRA A MULHER
  • Viol Ncia Contra As Mulheres Seminario
  • MARIA DA PENHA VIOL NCIA CONTRA A MULHER
  • Leis De Combate A Viol Ncia Contra A Mulher
  • AV2 Viol Ncia Contra A Mulher 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!