Violência

Páginas: 14 (3477 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO

O presente projeto irá investigar as representações sociais da violência escolar, enquanto possibilidade de compreensão do fenômeno violência e
busca identificar as várias possibilidades de manifestações e leituras da violência. Com base na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (2004, 1978), este projeto de pesquisa promove uma reflexão sobre a forma queesses saberes vinculados à violência se dinamizam no social.

A proposta da presente investigação parte de uma problemática diante do aumento do número de adolescentes que praticam atos infracionais, o que tem levado tanto a sociedade, quanto as escolas a se preocuparem sobre as formas de compreensão dessa prática.

Nesta pesquisa,  busca –se identificar as representações sociais dosadolescentes sobre a violência escolar e especialmente conhecer as lacunas existentes nesse campo de investigação, reconhecendo as sutilezas das faces da violência no contexto escolar.

2. REVISÃO DA LITERATURA

Confere-se a importância ao fato de se analisar primeiramente as Representações Sociais, quando se pretende conhecer um grupo social específico e entender o porquê do seu modode agir com seus diferentes interlocutores.
As representações Sociais são basicamente, a teoria de senso comum que norteia as explicações, decisões, pensamentos e atitudes das pessoas em seu cotidiano. Seu estudo diz respeito ao entendimento de como os indivíduos se percebem na relação com a sociedade, como se sentem frente à realidade. Contribuem também para
definir um grupo social emsua peculiaridade. É um dos instrumentos com o qual os indivíduos sociais apreendem o meio ambiente. Elas são importantes porque desempenham um papel na formação das comunicações e ações sociais daqueles indivíduos.
Serge Moscovici, representante da escola psicossocial construtivista francesa, desenvolveu a teoria das representações sociais, no livro Psychanalise son image et son public,publicado no Brasil em 1978, sob o título Representação Social e Psicanálise.
Sua teoria está relacionada, em suas próprias palavras, no “poder das ideias” de senso comum, isto é, no “estudo de como, e por que as pessoas partilham o conhecimento e desse modo constituem sua realidade comum, de como eles transformam ideias em práticas” (Moscovici, apud Duveen, p. 8).**

A teoria dasrepresentações sociais de Moscovici (1978), objetiva analisar as informações e ideias construídas pelos grupos urbanos e estão constituídas por três aspectos inter-relacionados: o cognitivo, o afetivo e o social. São construídas através da necessidade de transformar em familiar, aquilo que ainda não é, para que as pessoas possam compreender a realidade e ter um sentido de pertencimento ao grupo. Apassagem deste não-familiar para um conhecimento familiar se da através dos movimentos de ancoragem que consiste na incorporação de um objeto desconhecido a um pensamento já existente, e a objetivação que é a materialização das ideias já ancoradas.
Para que tal movimento ocorra, Moscovici (1976) propõe que coexistem duas classes distintas, formando um sistema de comunicação e construção darealidade. A primeira formada pelos universos consensuais compostos pelas teorias do senso comum e a segunda classe formada pelos universos reificados fonte de pensamento das ciências

Sua teoria é apresentada aqui com o objetivo: o entendimento das relações sociais e culturais estabelecidas coletivamente entre os indivíduos. Visto que, a análise das relações sociais estabelecidas pelosindivíduos de um mesmo grupo procura verificar não somente quais são e em que contexto elas se deram, mas também qual a percepção que os próprios atores sociais têm sobre elas. Assim, parte-se da ideia de que essas relações são fundamentais para o entendimento do grupo, de suas ações dentro e fora dele.

Embora muitos cientistas abordam a adolescência como fenômeno biológico, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia
  • Violencia
  • Violência
  • Violência
  • A violencia
  • Violência
  • Violência
  • Violencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!