Violência

Páginas: 32 (7853 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
A VIOLENCIA

A violência é o assunto de filosofia. E a lição é aprender a perder para poder ganhar.


A violência
A cidade vive uma rotina de crimes violentos. População acuada, assustada. As pessoas não usam mais joias, andam agarrados com as suas bolsas “Essa violência tem origem em outro tipo de violência, que é a desigualdade social. É uma violência estrutural. Além disso, há aviolência vermelha, que causa as mortes por arma de fogo”. Quando o direito de ir e vir de uma pessoa ou da sociedade é violado, se comete violência. Respeitar o outro, ser compreensível na medida do possível, dialogar e ter atitudes que possam melhorar a vida do próximo ajuda a quebrar o ciclo de violência, acreditam os filósofos e sociólogos.
Mesmo na família, onde se imagina que a violência não tenhaespaço, ela se propaga diariamente, em milhões de lares no mundo inteiro. Às vezes com palavras que machucam a alma. Em outras com a força do corpo. E as mulheres ainda sofrem com outro tipo de violação: a sexual.
Paz não é uma construção minha, individual, exclusivamente do meu eu, é coletiva. Para ganhar é preciso ceder também, até porque muito do que eu posso querer fazer, pode quebrar adignidade do outro, que também merece viver.

A violência e condição social
Segundo a filósofa Maria Lúcia de Arruda Aranha, é comum identificar a violência a atos explícitos de uso da força física que atingem as pessoas no seu cotidiano, tais como roubos, sequestros, assassinatos e, em dimensões coletivas, a guerra e a ameaça onipresente do terrorismo. No entanto, há outras expressões de violênciaque não nos aparecem tão às claras, e que por isso mesmo supõem uma conscientização maior dos indivíduos.

A violência estrutural: violência branca
A violência estrutural vem sendo definida como aquela violência que se origina nas estruturas sociais e econômicas desiguais e injustas, reproduzindo-se através delas. Falamos aqui da violência da pobreza, da miséria e da desigualdade onde asvítimas são coletivos humanos e os agressores são indefinidos, despersonalizados e desmaterializados.
Mas falamos também das diferentes formas de discriminação e preconceito que se enraízam nas relações sociais. É muito mais sutil, porque não 'salta à vista', passa despercebida como se apenas resultasse da 'ordem natural das coisas', não da ação humana intencional. Vivemos muitas dessas violências emnosso dia-a-dia. Como podemos identificá-las? Vejamos alguns exemplos:
Por um lado, há um desperdício total de comida enquanto muitas pessoas reviram os lixos à procura de restos de alimentos. 
Carros blindados quase vazios convivem no trânsito de nossas metrópoles com os ônibus abarrotados e pessoas saindo pela porta, metade dentro metade fora.
Mansões de oito, dez quartos para três ou quatropessoas, enquanto barracos sem água nem esgoto abrigam cinco, seis crianças e seus pais.
Salários exorbitantes para jogadores de futebol, para gerentes de multinacionais e salários baixos para a grande maioria.
Desemprego, habitação ruim, transporte inadequado, escola desmotivada, sistema de saúde inoperante, comida escassa.

A violência passiva
Ocorre todas as vezes que deixamos de agir paraevitar sofrimentos o salvar vidas. Por exemplo: 
1. Se o motorista que provoca um acidente de trânsito e alega na ter causado danos voluntariamente, mesmo assim convém saber se não houve descuido ou imprudência da parte dele.
2. Altos índices de acidentes de trabalho, que em geral resulta do não cumprimento das normas de segurança.
3. Uma empresa que não cumpre a obrigatoriedade de comprar umfiltro para impedir a poluição atmosférica, sua omissão é prejudicial a saúde da população circunvizinha.
A violência física
É o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras.

Violência psicológica
É tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia
  • Violencia
  • Violência
  • Violência
  • A violencia
  • Violência
  • Violência
  • Violencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!