Violência

Páginas: 84 (20806 palavras) Publicado: 28 de maio de 2012
Monografia
Capítulo I- Violência
Vejo a violência como uma forma de manifestação negativa que afeta, a sociedade e o homem de maneira significativa.
A violência é uma realidade milenar. Ao longo dos milênios, circula amplamente pela sociedade, abrangendo todas as Idades: Antiga, a Idade Média, Moderna e Contemporânea. Em todas elas, houve barbáries de alguma forma e sob vários aspectos esegmentos. Ela não se limita a uma só classe social, no entanto é mais evidenciada nas camadas populares onde o poder aquisitivo é muito baixo e as condições de vida são precárias. E como exemplo citamos o livro da Bíblia (Velho Testamento, principalmente) repleto de lutas e guerras travadas pela busca do poder religioso e da supremacia sobre povos e nações. O próprio Jesus Cristo (Novo Testamento) foivítima da violência humana, assim como todos os que decidiram lutar pela paz e por um mundo melhor.
A mídia todos os dias informa que tanto no campo como nas cidades, o índice de criminalidade vem crescendo  de forma incontrolável e efetivamente se chega à conclusão de que  o terrorismo internacional, aliada as grandes organizações criminosas disseminadas pelos continentes, mantém o controle dagovernabilidade do crime, que a cada dia aumenta devido aos maus políticos e policiais corruptos, que; facilitam de alguma maneira através de suas ações nefastas - o acesso dos bandidos ao seio da sociedade. A violência nos tempos pós-modernos é mais sofisticada, por vezes, virtual e eletrônica; pode afetar em curtíssimo espaço de tempo, o alvo desejado. Portanto, a população mundial, vive hoje,sob a constante ameaça online, que caracteriza o terrorismo eletrônico.

Tipos de violência: a violência contra a pessoa
Ameaças:
É um tipo de violência, que pode ser realizada tanto contra o homem quanto ao patrimônio, e configura-se, um tipo de violência tão grave quanto qualquer tipo de violência, porque devido, as ocorrências atuais, devemos levar em consideração, qualquer tipo de ameaça,seja ela verbal ou não.
A primeira modalidade de violência contra a pessoa consiste em ameaças, ou seja, promessas explícitas de provocar danos ou violar a integridade física ou moral, a liberdade e ou os bens de outrem.
O autor relata ainda que um dos principais motivos das ameaças dos jovens contra professores são as desavenças, ocasionadas por notas, pelo nível de exigência e também pelasfalhas disciplinares cometidas em salas de aula.
As retaliações físicas depois do horário escolar e fora do estabelecimento de ensino são as formas mais comuns de ameaça.
As ameaças aos diretores geralmente acontecem quando estes recorrem a punições mais severas, como suspensão e expulsões.
As ameaças podem ou não se concretizar em violências físicas, o que gera um clima de tensões cotidianas.Devido o clima de intimidação na escola são freqüentes que professores/diretores e outros membros do corpo pedagógico expressem sentimentos de insegurança.
Brigas:
É um tipo de violência que em algumas situações, não deve ser levadas tão a serio, como por exemplos: de irmãos por ciúmes de pai ou mãe, ou por algum objeto pego sem ter tido permissão, mais que também, não deixa de ser consideradoum ato de violência, e que merece atenção.
As brigas representam uma das modalidades de violência mais freqüente nas escolas, com ampla multiplicidade de sentidos, abrangendo desde formas de sociabilidade juvenil até condutas brutais. Este tipo de agressão entre alunos manifesta-se inicialmente por ataques verbais proferidos pelos mesmos. É quando se torna difícil estabelecer demarcações precisasentre tipos de violências, como brigas e ameaças. O mais comum nas escolas parecem ser situações-limites entre os bate-bocas e discussões.
Em um primeiro momento, essas ocorrências menos severas, como xingamentos, desaforos ou agressões verbais em geral - são pensadas mais como precursores de ocorrências graves do que práticas violentas em si. Quando se limitam ao enfrentamento verbal podem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia
  • Violencia
  • Violência
  • A violencia
  • Violência
  • Violência
  • Violência
  • Violencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!