Violência: uma construção coletiva que se concretiza no comportamento individual do sujeito

Páginas: 8 (1856 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
VIOLÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA QUE SE CONCRETIZA NO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL DO SUJEITO

Maria da Graça Maurer Gomes Türck
Assistente Social

www.graturck.com.br
- 2006 -

Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck

1

História de Vida de Maria
A mãe, Eli, 38 anos com 05 filhos, quatro de sua união com Arno e uma filha mais velha, Bia, (17 anos) de união anterior, foicriada pelo padrasto desde 01 ano de idade. Segundo relato, Arno, pai da adolescente, alcoolista, era dono de dois armazéns, com os quais sustentava toda a família. Vinha abusando sexualmente da enteada desde os 05 anos, tendo com esta, dois filhos de 03 e 01 ano. A mãe ignorava a paternidade de seus netos, acreditando serem fruto de relações sexuais eventuais da adolescente. Arno também abusavasexualmente de sua filha biológica, Maria (14 anos) desde os 09 anos. Essa violência perpetuada cotidianamente era “ignorada” por toda a família, cujo “segredo” veio a tona após o assassinato de Arno, perpetuado pela sua filha biológica Maria.
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck 2

Para o Serviço Social Compreender a Violência, no Âmbito Familiar é necessário se apropriar

Daviolência construída coletivamente, e expressa no comportamento do sujeito a partir de suas relações.

Relação Capital Trabalho

Logo, para trabalhar com a violência é necessário se apropriar da Questão Social como um espaço de tensionamento entre o capital e o trabalho, gerador das desigualdades sociais na permanente violação de direitos.
3

Assistente Social Maria da Graça Maurer GomesTürck

Questã o Social Desigualdade s sociais

Portanto, a violência como uma expressão da Questão Social é de responsabilidade coletiva e pode se manifestar em três espaços com muita intensidade:
Nas instituições Nas famílias Uma violência explicitada pela violência sexual, física e emocional, como na situação da adolescente Maria.
4

Nos espaços sociais de convivência

Uma violência quese Uma violência que se manifesta constitui entre os pela desigualdade social posta profissionais, a partir de por uma sociedade excludente, relações em que está que traz como sua marca a imbricada a disputa de carência de políticas sociais e poder, a inveja e a conseqüentemente o competição que desarticula agravamento da delinqüência (juvenil e adulta) e das situações projetos e que não permite aconstrução de processos de risco pessoal e social que de trabalhos coletivos, sujeitam crianças e violando direitos onde se adolescentes a uma permanente devia garantir direitos. violação de direitos.
Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck

Portanto, trabalhar violência é articular uma compreensão de que ela não é só da responsabilidade de um sujeito individual, ou de umdeterminado grupo familiar, mas existem:
Várias instâncias de responsabilidade na construção da violência: 1. 2. 3. 4. 5. de uma sociedade que se constitui a partir do capital em detrimento do sujeito (campo de valores e do modo de produção) de carências de políticas sociais de inserção de instituições que se constituem em espaços geradores de violência (ausência de rede interna) da família(co-responsabilidade de seus membros) do sujeito (concretizada no comportamento individual do sujeito)

Assistente Social Maria da Graça Maurer Gomes Türck

5

Como aparece na fala da adolescente Maria ao responder: Como eu me sentia quando era abusada?
Eu me sentia horrível, eu tinha nojo do meu corpo, eu não gostava de me arrumar. Me arrumar pra ele, não tinha um motivo para me querer bem(subjetividade - baixa auto-estima; processos sociais - religião e gênero). Pensava em me matar, mas na verdade eu já estava morta por dentro, era só o meu corpo que andava (subjetividade - responsabilidade excessiva; processos sociais - gênero). Pra mim eu tive pai só até os nove anos. Depois disso eu só tinha um estranho que me batia, abusava de mim e me fazia muito mal (processos particulares -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção coletiva
  • Comportamento Individual
  • comportamentos individuais
  • a construção do sujeito e da sociedade
  • EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
  • Os elementos de construção do sujeito ético
  • Consciência individual e coletiva
  • Processo psicossocial de uma construção do sujeito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!