violência simbólica

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
O que é violência simbólica e como ocorre?

A violência simbólica se baseia na fabricação de crenças no processo de socialização, que induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo com critérios e padrões definidos por alguém. Trata-se da construção de crenças coletivas e faz parte do discurso dominante.
A raiz da violência simbólica estaria deste modo presente nos símbolose signos culturais, especialmente no reconhecimento tácito da autoridade exercida por certas pessoas e grupos de pessoas. Deste modo, a violência simbólica nem é percebida como violência, mas sim como uma espécie de interdição desenvolvida com base em um respeito que "naturalmente" se exerce de um para outro. Como exemplo disso, temos a atitude professoral, a qual pressupõe o uso legitimado deestratégias punitivas em relação aos alunos (como reprovações e castigos) que não se enquadram nos moldes sociais da instituição escolar.
A violência simbólica também se encontra presente nas arquiteturas das casas, nos hábitos, nos costumes, nas leis, na mídia, nas escolas, nas universidades etc.
Na paisagem urbana, vemos casas projetadas e construídas para se adaptarem às novas condições de vidadas famílias cuja necessidade de proteção as obrigam a construir casas não mais privilegiando espaços externos e, sim, espaços fechados.
Interiorizando-se para buscar desesperadamente a segurança e a defesa. As pessoas constroem casas que, do exterior, parecem sombrias, com muros altos e intimidantes, envoltas por cercas elétricas que chegam a lembrar de verdadeiras muralhas.
Presente também naspichações de muros e bustos, nos bancos quebrados de praças públicas, na sujeira das ruas, na poluição dos automóveis, na poluição sonora, na poluição visual dos incontáveis cartazes de propaganda etc., a violência simbólica é reforçada na rigidez e na dureza das paisagens urbanas.
Se expressa também, nos hábitos, ao reproduzir uma violência institucionalizada na miséria, na fome, na seca, nofrio etc. Se expressa na lei que consagra os limites de violência permitidos a cada sociedade que normalize muitas vezes o que não é normal.
Se expressa na mídia que explora o imaginário das pessoas e cria uma cultura de aceitação e concordância, de permanência e manutenção da ordem vigente, do status quo.
Na mídia, ideias são geralmente aceitas sem objeções e sem análises. Ela não nos deixaesquecer de maneira alguma a verdadeira essência da sociedade capitalista, ao nos inculcar que o sentido de produção das mercadorias deve ser reforçado pelo seu valor de troca e não de uso, onde o ser passa a ser substituído pelo ter.

Quais as Políticas Públicas Culturais que favoreceram um maior enriquecimento socioeconômico do brasileiro?
A política cultural é a ação do poder público que sebaseia em operações, princípios, procedimentos administrativos e orçamentários. Esta política serve para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através de atividades culturais, artísticas, sociais e recreativas. Deve ter um objetivo amplo pelo fato de ser uma ação voltada para todo o município e não apenas para alguns estratos sociais. Esta ação do governo quase sempre está direcionada a conservaçãodo patrimônio cultural, e, oferecer atividades de artistas culturais consagrados, ou seja, ao proporcionar a população o acesso aos bens culturais, tenta a democratização da cultura. Para isso, teoricamente, são promovidas atividades que valorizam os produtos da "elite cultural". Assim o mercado de consumo de bens e serviços culturais: os teatros, salas de exposições, bibliotecas e auditórios sedesenvolvem e os grupos que produzem cultura encontram apoio. A preocupação deste tipo de ação é fazer com que a cultura esteja ao alcance de todos, o que pode ser conseguido com a realização de shows públicos, ingressos a preços mais baratos, espetáculos teatrais abertos ao público, facilidade de acesso aos eventos culturais, etc. Abaixo, os 4 tipos básicos de políticas culturais.
1) Políticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violencia simbolica
  • Violência Simbólica
  • VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
  • VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
  • Violência simbólica
  • violência simbólica
  • Violência simbolica
  • Violência Simbólica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!