Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

Páginas: 22 (5426 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

APRESENTAÇÃO

Este relatório visa apresentar os serviços que atualmente são realizados na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), do Município de Lauro de Freitas-BA, na área da Assistência Social.
Este documento está organizado de forma que no primeiro item consta um diagnóstico da cidade, no segundo os objetivos da Secretaria são apontados, assim, como os dadosreferentes aos serviços socioassistenciais oferecidos na Proteção Social Básica e Especial, aprofundando-se nas questões relativas à Violência Sexual contra crianças e adolescentes.
Todas as ações procuram se respaldar nas diretrizes estabelecidas pela Política Pública de Assistência Social, compreendida como política de proteção às pessoas, à família e a comunidade.

1 DIAGNÓSTICO MUNICIPALHISTÓRICO

A história de Lauro de Freitas começa no século XVI, quando Garcia D’Ávila recebeu do então governador-geral do Brasil, Tomé de Souza (1552), por ordem dos reis de Portugal, lotes de terra no litoral baiano. Aqui foi instalada uma missão jesuíta que deu origem a Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, em 1758, com apoio da família D´Ávila,
A região abrigava inúmeras aldeiasindígenas que habitavam o Morro dos Pirambás. Mais tarde vieram os engenhos de açúcar e com eles os negros que influenciaram fortemente a cultura local. Ainda hoje pode-se encontrar descendentes de famílias escravas, guardiãs dos costumes afros, praticantes do candomblé.
No século XVII a história da cidade é marcada por um surto de cólera, que dizimou parcela considerável da população, e pela construçãoda matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade. A matriz se constituiu na construção mais representativa desse período colonial no Brasil.

No século passado, por volta de 1930, a Empresa Francesa de Aviação Civil Latécoére  constrói o primeiro campo de aviação da Bahia na antiga fazenda Portela, que se chamou Aeródromo Santo Amaro de Ipitanga.
Lauro de Freitaspertencia, originalmente, a Salvador, até que em 1880 passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932 retornou a Salvador, até 1962 quando foi transformado em município. Onze anos depois passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.
Na história de Lauro de Freitas estão inscritas aldeias indígenas, engenhos de açúcar, a influência cultural dos negros, como também uma epidemia decólera, ocorrida por volta de 1850, a construção do primeiro campo de aviação do Estado, a Base Aérea de Salvador e a perda, para a capital, de mais de 50% de suas terras originais.
A região era habitada por índios, e no século XVI, quando Garcia D´Avila recebeu de Tomé de Souza lotes de terra no litoral baiano, instalou-se ali uma missão de jesuítas, dando origem em 1758, a freguesia de Santo Amaro deIpitanga.
A localização próxima ao mar facilitava o escoamento da produção agrícola, atraindo a implantação dos engenhos de açúcar e da vinda da mão de obra escrava – negros, tendo a cultura local forte influencia afro.
No século XVII foi construída a Igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga, erguida na parte mais alta da cidade, constituindo-se no monumento municipal mais representativo daépoca do Brasil colônia.
Até 1962 as terras pertenciam a Salvador, quando deu-se a emancipação política, passando posteriormente a integrar a região metropolitana de Salvador, e tendo o nome mudado para Lauro de Freitas, em homenagem póstuma,ao político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas, candidato ao governo do estado e morto em acidente aéreo, durante a campanha de 1950.
O município de Laurode Freitas é o terceiro menor município da Bahia, com uma área de apenas 59,9 m2, representando 0,0106% do Estado, 0,0039% da região Nordeste e 0,0007% de todo o território brasileiro.
De acordo com os dados oficiais do IBGE a população do município é de 163.414 mil habitantes e a área total de 59,91 km2, tendo, portanto, uma densidade demográfica de aproximadamente 2.619 habitantes por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência sexual contra crianças e adolescentes
  • Violência sexual contra crianças e adolescente
  • Violencia sexual contra crianças e adolescentes
  • Violencia sexual contra criança e adolescentes
  • Violência Sexual Contra Criança e Adolescente
  • violência sexual contra crianças e adolescentes
  • Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
  • Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!