Violência nas escolas

Páginas: 32 (7924 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
Violência na escola













Unb
Taguatinga - 2011


Sumário






Introdução.......................................................... 03
Desenvolvimento................................................ 04
Capitulo 01 – Violência nas escolas..... 04
Capitulo 02 – Piaget.............................. 12
Capitulo 03 –Wallon............................. 14
Capitulo 04 – Vygotsky......................... 17
Capitulo 05 – Análise............................. 21
Considerações finais......................................... 24
Referências bibliográficas................................. 25




















Introdução

Aqui serão abordadas as variadas teorias interacionistas estudadas durante esse primeirosemestre de 2011, voltadas para o Desenvolvimento Psicológico. Dessa forma, aqui será discutida a teoria da Epistemologia Genética de Piaget, fazendo um paralelo entre os vários estágios de desenvolvimento do intelecto e o comportamento agressivo de aumento gradual verificado nas crianças e adolescentes na atualidade, de acordo com dados realizados através de pesquisa de campo. Será destacadatambém a Teoria da Pessoa Concreta de Wallon, pontuando a formação do ser como um todo e as influências da violência culturalmente. Por fim, será abordada a teoria sócio histórica de Lev Vygotsky, levando em consideração as características mais biológicas do ser humano e as influencias dos fenômenos microscópicos, e principalmente as influências culturais.
Essa pesquisa foi realizada como propostada matéria de Desenvolvimento Psicológico e Ensino, da professora Dra. Mirian Raposo através do ensino semipresencial, com o objetivo de criar reflexão e conhecimento a respeito do desenvolvimento humano segundo as principais teorias pedagógicas e psicológicas que permeiam o ensino atual, analisando as dimensões cognitivas, afetivo-emocionais e sociais do desenvolvimento e suas inter-relações. Emdestaque, entender o entrelaçamento entre aprendizagem e desenvolvimento mental.
Organizada de modo que os estudantes possam ver o que ocorre nas escolas do DF fora das estatísticas disponibilizadas pelo governo, para terem uma visão narrada pelos alunos e professores sobre a violência nas escolas do DF, para não ocorrer uma discriminação das zonas mais pobres da cidade, foram entrevistados alunose professores somente da cidade satélite de Taguatinga.











Capítulo 1

Violência nas escolas

O aumento da participação das crianças e jovens no contexto de violência atual tem levantado novos questionamentos e reflexões a respeito dos modelos educacionais e seus erros. O porquê desse aumento gradual tem preocupadotanto aos pais e educadores quanto aos responsáveis pelo próprio funcionamento educacional.
Assim, será proposta aqui uma reflexão a respeito do tema, fazendo com que seja possível analisar os prováveis porquês e criar aprofundamento nessa questão que exige maior estudo, discussão e observação, para que se possa criar soluções eficazes futuramente.

-1.1- Definição

A violência é definidacomo qualidade ou estado daquilo que é violento; força empregada contra o direito natural de outrem; ação que se faz com o uso da força bruta; crueldade; coação.
Mas analisando essa definição com o olhar do educador: será possível rotular um aluno como violento, sendo essa uma definição tão estática? Se for, e deve ser, considerada a natureza do homem e principalmente do adolescente, há de seperceber que esse está em constante mudança. Logo esse aluno não ‘é’ violento, mas está violento. Claro, em sua grande maioria, os alunos que apresentam tal quadro são diariamente ensinados a serem violentos, seja pela mídia, em suas casas, ou em seus bairros. Felizmente, há de se perceber também que quem é ensinado a ser violento diariamente, pode também ser ensinado a ser educado, polido e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Violência nas escolas ou violência das escolas.
  • Violencia das escolas ou violencia nas escolas
  • VIOLÊNCIA NA ESCOLA X VIOLÊNCIA DA ESCOLA
  • violencia nas escolas
  • Violencia na escola
  • violencia nas escolas
  • Violência na escola
  • violência na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!